Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz realiza atividade pelo Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência


12/09/2018

Por: Marina Maria (PenseSUS/Icict/Fiocruz)

Compartilhar:

Para marcar o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) realiza, em 20 de setembro de 2018, das 9h às 12h30, o 2º Encontro do Comitê Fiocruz pela Acessibilidade e Inclusão das Pessoas com Deficiência, no auditório do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz), no campus Manguinhos da instituição, no Rio de Janeiro. 

Na ocasião, será lançada a consulta interna para elaboração da Política de Acessibilidade e Inclusão das Pessoas com Deficiências da Fundação, proposta pelo Comitê para se tornar referência para o planejamento de ações institucionais e que ficará disponível para contribuições na Intranet Fiocruz até 19 de outubro. O segundo encontro também contará com uma mesa redonda com o tema Direito à saúde: desafios do SUS para as pessoas com deficiência, com o objetivo de debater, neste momento em que se celebra os 30 anos do Sistema Único de Saúde (SUS), as demandas das pessoas com deficiência no cotidiano dos serviços e unidades de saúde, barreiras encontradas e experiências na busca por práticas mais acessíveis e inclusivas.

A mesa redonda terá a participação dos seguintes debatedores e debatedoras: Annibal Amorim, médico neurologista, doutor em Saúde Pública e integrante do Comitê Fiocruz pela Acessibilidade e Inclusão das Pessoas com Deficiência; Izabel Maior, médica, integrante do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência do Rio de Janeiro e do Fórum UFRJ Acessível e Inclusivo; e Ronaldo Marra, colaborador do Centro de Vida Independente (CVI) na Fiocruz. Em seguida, haverá a apresentação do grupo de dança inclusiva Corpo em movimento, da Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos (Andef).

Lançado oficialmente em maio de 2017, o Comitê Fiocruz pela Acessibilidade e Inclusão das Pessoas com Deficiência foi criado para fortalecer ações em prol da equidade, atuando pela construção de uma política institucional pela defesa dos direitos das pessoas com deficiência no cotidiano da Fundação e se articulando por uma sociedade mais inclusiva. 

2º Encontro do Comitê Fiocruz pela Acessibilidade e Inclusão das Pessoas com Deficiência contará com medidas de acessibilidade, entre as quais a presença de intérpretes da Língua brasileira de sinais (Libras). O evento é sujeito à lotação, de acordo com a capacidade máxima do espaço.

Para mais informações, acompanhe o Portal Fiocruz ou entre em contato pelo e-mail acessibilidade@fiocruz.br.   

Serviço:
2º Encontro do Comitê Fiocruz para Acessibilidade e Inclusão das Pessoas com Deficiência 
Data: 20 de setembro de 2018
Horário: 9h às 12h30
Local: Auditório do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (INCQS/Fiocruz), no endereço Av. Brasil, 4365 – Manguinhos, Rio de Janeiro, RJ

Voltar ao topoVoltar