Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz atua no esclarecimento de casos de coronavírus


09/03/2020

Fonte: IOC/Fiocruz

Compartilhar:

Conforme divulgado pelas Secretarias de Estado de Saúde da Bahia, Espírito Santo e Rio de Janeiro, a Fundação Oswaldo Cruz confirmou por diagnóstico laboratorial os primeiros casos de infecção pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) nos respectivos estados. As amostras foram analisadas pelo Laboratório de Vírus Respiratório e Sarampo do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), que atua como Centro de Referência Nacional em vírus respiratórios junto ao Ministério da Saúde.

Os materiais foram processados para testagem da presença de vírus comuns causadores de infecções respiratórias e para identificar especificamente o novo microrganismo. As análises foram positivas para o novo coronavírus. Os resultados foram informados às Secretarias de Estado de Saúde e ao Ministério da Saúde. O processamento foi realizado por meio da técnica de RT-PCR em tempo real, metodologia indicada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

A partir dessas amostras positivas, os pesquisadores irão realizar o sequenciamento genético do microrganismo. Os resultados serão depositados em um banco internacional de informações genéticas. A colaboração com a comunidade científica é uma das prioridades dos especialistas do Laboratório de Vírus Respiratório e Sarampo do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), que integra a rede de vigilância liderada pelo Ministério da Saúde.

Recentemente, o Laboratório atuou no treinamento do Instituto Adolpho Lutz, Instituto Evandro Chagas e do Laboratório Central de Goiás para a realização do diagnóstico laboratorial do vírus. Nove países da América Latina também foram capacitados, a partir de ação integrada com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).
 

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar