Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Novo coronavírus: protocolos do MS orientam profissionais de estados e municípios


05/03/2020

Portal Fiocruz (com informações do Ministério da Saúde)

Compartilhar:

Buscando oferecer subsídios no atendimento de pessoas infectadas ou com suspeita de infecção pelo novo coronavírus (COVID-19), o Ministério da Saúde lançou no início de 2020 protocolos para manejo clínico e tratamento, além de um plano de contingência nacional. 

O Protocolo de Manejo Clínico para o Novo Coronavírus foi estruturado com base em ações já existentes para notificação, manejo e adoção de medidas preventivas que foram utilizadas em epidemias como o SARS-CoV, MERS-CoV e 2019-nCoV, que nunca ocorreram no Brasil, além de Planos de Vigilância de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e Síndrome Gripal (SG). O documento se aplica ao cenário epidemiológico brasileiro na atual fase, de acordo com as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS).

O Plano de Contingência Nacional para Infecção Humana pelo Novo Coronavírus apresenta a estratégia a ser utilizada pelos serviços de saúde em caso de surto e define o nível de resposta e a estrutura de comando correspondente a ser configurada, em cada nível de resposta.

Já o Protocolo de Tratamento do Novo Coronavírus orienta a Rede de Serviços de Atenção à Saúde do SUS para atuação na identificação, notificação e manejo oportuno de casos suspeitos de Infecção Humana pelo Novo Coronavírus, visando amenizar os riscos de transmissão sustentada no território nacional.

Acesse o especial coronavírus para mais informações sobre a infecção.
 

Mais na web

Voltar ao topoVoltar