Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Confira a programação do Canal Saúde


18/03/2019

Fonte: Canal Saúde

Compartilhar:

Unidiversidade - Segunda-feira (18), às 10h30    
Antártica: o Brasil está na Antártica por meio do Programa Antártico Brasileiro, instituído em 1982, que mantém uma base de pesquisa no continente gelado no Polo Sul do planeta. O programa que realiza pesquisa científica no local é gerenciado por uma Comissão Interministerial coordenada pela Marinha do Brasil. Em 2019, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) realiza o seu primeiro projeto de pesquisa na Antártica, aprovado em edital do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), dentro do Programa Antártico Brasileiro. Para conhecer um pouco mais sobre o continente antártico e o trabalho realizado por pesquisadores brasileiros por lá, o próximo Unidiversidade fala sobre o tema. 
Horários alternativos: Segunda - 15h e 20h30; Quarta - 10h30, 15h e 20h30; Sexta - 10h30 e 15h; Sábado - 17h30; e Domingo - 18h.

Ligado em Saúde - Segunda-feira (18), às 11h
PICS - Geoterapia: no último programa da série especial que apresentou as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde oferecidas pelo SUS, o Ligado em Saúde vai falar sobre a Geoterapia, uma prática que utiliza pedras, cristais e argila para promover o bem-estar e o equilíbrio. Para saber mais sobre o assunto, a apresentadora Marcela Morato conversa com o terapeuta holístico e geoterapeuta, Cláudio Lourenço. 
Horários Alternativos: Segunda - 15h30 e 21h; Quarta - 11h, 15h30 e 21h; Sexta - 11h e 15h30; Sábado - 12h30; e Domingo - 19h30.

Em Pauta na Saúde - Segunda-feira (18), às 13h30
O levantamento do Datafolha que mostrou que uma em cada quatro mulheres sofreu algum tipo de agressão no Brasil ano passado; o estudo sobre doenças crônicas não transmissíveis divulgado pelo Ministério da Saúde que mostrou que o público feminino apresentou queda na prevalência dessas enfermidades; e o evento da Fiocruz que celebrou as trajetórias de mulheres negras para marcar o mês das mulheres e os 21 Dias de Ativismo Contra o Racismo são os destaques do Em Pauta na Saúde.
Horários Alternativos: Segunda - 16h30 e 19h45; Quarta - 13h, 16h30 e 19h45; Sexta - 16h30; Sábado - 14h e 19h; e Domingo - 14h e 19h. 

Programa VídeoSaúde - Segunda-feira (18), às 22h30
História, loucura e memória: o acervo do hospital psiquiátrico Juliano Moreira | INI 100 anos: documentário que conta a história do hospital psiquiátrico Juliano Moreira, que funcionou no Estado do Pará. Por meio de depoimentos de ex-funcionários e de outros profissionais que acolheram e cuidaram dos pacientes da unidade, o vídeo retrata as difíceis condições em que pacientes eram tratados na unidade e como a adoção de um tratamento humanizado propiciou nova inserção social e acesso a atividades como terapia ocupacional, alfabetização, oficinas de dança e pintura e a passeios culturais.   
Horários alternativos: Terça - 19h; Quarta - 22h30; Quinta - 19h; e Domingo - 21h30.

Ciência & Letras - Terça-feira (19), às 9h
Arte Total Brasileira: no livro “Arte Total Brasileira – A teatralidade do Maior Show da Terra”, o ator, músico e escritor Izak Dahora analisa as interações entre teatro, música, artes plásticas e dança nos desfiles das escolas de samba do carnaval carioca para mostrar toda a grandiosidade do espetáculo. Fascinado pelo carnaval, tendo crescido ao lado da Porto da Pedra, escola de samba de São Gonçalo, na região metropolitana do Rio, Izak usou seu interesse pelo assunto para escrever sua dissertação de mestrado em Artes na Uerj, que acabou resultando no livro que é o tema do próximo Ciência & Letras. No programa, o apresentador Renato Farias recebe o próprio Izak Dahora para falar sobre o seu trabalho.
Horários Alternativos: Terça - 14h e 20h; Quinta - 9h, 14h e 20h; Sábado - 13h30; e Domingo - 12h30. 

Em Família - Terça-feira (19), às 10h
União Estável: é o termo usado para definir uma relação duradoura de convivência entre um casal com o objetivo de constituir uma família. Para isso, uma Declaração de União Estável pode ser assinada ou não. O Novo Código Civil não menciona um prazo mínimo de duração para que uma relação ganhe esse status. Para efeitos legais, uma União Estável é, em grande medida, equivalente ao casamento. Mas como e porque as pessoas optam por esse tipo de relação? Como são as famílias constituídas dessa maneira? Há diferenças para as famílias formadas a partir de casamentos formais? É o que o próximo Em Família vai discutir. 
Horários alternativos: Terça - 14h30 e 20h30; Quinta - 10h, 14h30 e 20h30; Sábado - 13h; e Domingo - 17h30.

Sala de Convidados - Terça-feira (19), ao vivo, às 11h
Doenças Crônicas Não Transmissíveis: as doenças crônicas não transmissíveis são as doenças cardiovasculares, como a hipertensão, os diferentes tipos de diabetes, as doenças respiratórias crônicas, como a asma e a rinite alérgica, e alguns tipos de câncer. Juntas, são responsáveis por 70% das mortes no planeta. Essas doenças foram incluídas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) entre as dez maiores ameaças à saúde pública em 2019 e o combate a elas foi incluído no novo plano estratégico para os próximos cinco anos da entidade. Para saber explicar mais detalhes sobre o assunto, o próximo Sala de Convidados fala sobre o tema. Não perca e participe!  
Horários alternativos: Terça - 15h30; Quinta - 11h e 15h30; Sexta - 20h30; Sábado - 22h; e Domingo - 22h.

Confira toda a programação no site do Canal Saúde.

Como assistir

Televisão: canal 2.4, no Rio de Janeiro e em Brasília e 62.4, em São Paulo, na multiprogramação da TV Brasil, no Sistema Brasileiro de TV Digital (também é acessível para celulares com TV); em todo o Brasil por antena parabólica digital(frequência 3690). 

Internet: acesse o site do Canal Saúde e clique na WEB TV, na página principal (acessível por computadores e dispositivos móveis).

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar