Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

COC/Fiocruz homenageia centenário de Darcy Ribeiro


07/10/2022

COC/Fiocruz

Compartilhar:

Sociólogo, antropólogo, educador, escritor e político brasileiro, Darcy Ribeiro será homenageado pela Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) com um seminário que celebra os 100 anos do seu nascimento. O evento Darcy Ribeiro, 100 anos de utopia: pensamento humanista em tempos de barbárie será realizado presencialmente nos dias 26 e 27 de outubro, no auditório do Museu da Vida Fiocruz, em Manguinhos (RJ). O encontro é aberto a participação de todos, sem necessidade de inscrição prévia, e terá transmissão ao vivo pelo YouTube da COC/Fiocruz.

Nascido em 26 de outubro de 1922 em Montes Claros (MG), Darcy Ribeiro faleceu em 17 de fevereiro de 1997, em Brasília (DF). Para debater sobre a trajetória e o legado de um dos maiores intelectuais brasileiros do século 20, a Casa de Oswaldo Cruz promoverá mesas-redondas e uma mostra de filmes com a temática indígena. Nessa mostra será apresentado o recém-lançado longa-metragem de Aurélio Michiles, Segredos do Putumayo, além do primeiro episódio do documentário O Brasil de Darcy Ribeiro, dirigido por Ana Maria Magalhães.

“O seminário celebrando os 100 anos de Darcy Ribeiro presta homenagem ao relevante papel que o antropólogo desempenhou em defesa da causa indígena, da educação e cultura do nosso país, e de sua atuação no campo das políticas públicas”, afirma a vice-diretora de Pesquisa e Educação da COC/Fiocruz, Magali Romero Sá.

O evento é organizado por Magali Romero Sá (VDPE), Maria Paula Bonatto (Museu da Vida), Stella Oswaldo Cruz Penido (DAD), Luciana Heymann (DAD), Carolina Arouca (Depes/PPGHCS) e Ricardo Ventura (Ensp/Fiocruz) e também integra a agenda do Encontro às Quintas da COC/Fiocruz.

Confira a programação completa do seminário.

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar