Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

A pandemia em ambientes urbanos: publicação reúne análises de 30 autores sobre o tema


04/10/2022

Fonte: Icict/Fiocruz

Compartilhar:

Como a pandemia impactou os territórios metropolitanos no Brasil e as populações urbanas. No livro Metrópole e Pandemia: presente, passado e futuro trinta autores e autoras discutem essas e outras questões. A obra será lançada no próximo dia 6 de outubro, pela Letra Capital Editora, em evento no Centro Cultural Justiça Federal, no Rio, às 18h. A versão da publicação, em PDF, será disponibilizada gratuitamente no site do Observatório das Metrópoles e a impressa poderá ser comprada no dia do lançamento.

Organizado por Luiz Cesar Ribeiro, Juciano Martins Rodrigues, além de José Carvalho de Noronha e Ricardo Antunes Dantas de Oliveira, ambos do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), o livro é fruto da parceria entre do Projeto INCT Observatório das Metrópoles e da Fiocruz. “Essa é obra é importante porque, em primeiro lugar, chama a atenção para o fato de que a pandemia e seus impactos precisam ser observados através de olhares abrangentes e interdisciplinares. E, a nosso ver, isso só é possível através das interações teóricas e metodológicas entre as áreas da saúde e do planejamento urbano”, ressaltou um dos organizadores, Juciano Rodrigues.

Para ele, a reunião dos textos que compõem a coletânea, que tem trezes capítulos, buscou justamente promover essa interação para compreender a tragédia sanitária instalada no país, a partir da centralidade que as metrópoles ocupam no complexo sistema urbano-brasileiro.

Além das reflexões conceituais sobre saúde urbana, arquitetura e urbanismo sustentável, riscos globais e crise social e urbana, a obra dialoga com temas como metropolização e sua relação com a difusão da doença, saneamento básico, aspectos da forma urbana, pobreza e desigualdade, oferta de recursos de saúde, transformações digitais e reconfigurações do espaço metropolitano. Segundo os organizadores, um dos objetivos da coletânea é dar conta de uma agenda de reflexão e pesquisa inserida em um campo de aproximação teórica e empírica entre os estudos urbanos e de saúde, entendidos como campos de produção e difusão de conhecimentos essenciais e estratégicos para um projeto que articule a Reforma Sanitária com a Reforma Urbana.

Serviço

Lançamento do livro “Metrópole e Pandemia: presente e futuro”
Data: 6 de outubro (quinta-feira)
Hora: 18h
Local: Centro Cultural da Justiça Federal - Av. Rio Branco, 241 (1º andar, Foyer) - Rio de Janeiro
 

Voltar ao topoVoltar