Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Ensp abre inscrições para Curso Internacional em Saúde Mental Global


01/02/2024

Fonte: ENSP/Fiocruz

Compartilhar:

Estão abertas as inscrições para o Curso Internacional em Saúde Global: desafios e soluções a partir de uma perspectiva interdisciplinar da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz). O prazo para se candidatar a uma das 25 vagas na turma termina no dia 19 de fevereiro. O curso será realizado na modalidade presencial entre 4 e 8 de março, de segunda a sexta-feira, de 9h às 13h. A carga horária total será de 30 horas. Para participar, é necessário estar matriculado em cursos de doutorado e mestrado. Caso o número de interessados exceda o de vagas oferecidas, terão prioridade em primeiro lugar os alunos do Programa de Saúde Pública da ENSP, depois os alunos dos outros Programas da ENSP e, por fim, alunos de outros Programas de Pós-graduação.

+ Acesse aqui o formulário de inscrição 

Sob a coordenação das pesquisadoras da ENSP Joviana Avanci, Fernanda Serpeloni, Glaucia Mayara Orth e Simone Assis, o curso terá como professora convidada Liliana Lopes de Abreu, que é pesquisadora pós-doutoranda no Grupo de Políticas de Desenvolvimento da Universidade de Konstanz, Alemanha. Doutora em Saúde Pública em 2018 pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, Portugal, tem tido vasta experiência acadêmica internacional e foi bolsista Fulbright na Universidade de Harvard).

Este curso irá abordar de forma abrangente e interdisciplinar questões cruciais relacionadas com a saúde mental global explorando a compreensão da saúde mental e as suas complexidades globais em contextos de recursos limitados. Será discutida a dinâmica das crises humanitárias e o seu impacto na saúde mental nestes contextos. Os alunos irão adquirir conhecimento sobre abordagens para lidar com trauma em populações deslocadas, e examinarão ainda os principais agentes de mudança para interromper os ciclos de violência e trauma, fortalecendo a sua compreensão sobre como as intervenções podem ser implementadas eficazmente.

Os alunos candidatos externos à ENSP deverão enviar o formulário de inscrição (Anexo I deste documento) preenchido e assinado para o e-mail pseletivoss.ensp@gmail.com. Alunos dos Programas da ENSP interessados na disciplina deverão entrar em contato com o Serviço de Gestão Acadêmica – SECA através do e-mail do Núcleo do Acompanhamento do Programa que está matriculado. 

Voltar ao topoVoltar