Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Avanços e desafios relacionados à saúde de pessoas trans em debate


29/01/2024

Fonte: Ensp/Fiocruz

Compartilhar:


Janeiro é o mês da Visibilidade Trans e, em 2024, a celebração chega à vigésima edição. Em referência à data, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz) vai realizar, na próxima quarta-feira (31/1), às 15h, o webinário Saúde Integral de Pessoas Trans e Travestis no SUS: avanços e desafios. O evento será ao vivo pelo canal da Ensp no Youtube.

O objetivo do encontro é colocar em evidência e debater avanços e desafios relacionados à saúde de pessoas transvestigêneres, considerando aspectos que podem promover maior acesso, integralidade e equidade nos serviços ambulatoriais da Ensp. Dirigido especialmente aos trabalhadores e trabalhadoras da Fiocruz, o webinário será transmitido pelo Canal da Escola para que outros profissionais da Rede SUS possam aproveitar as experiências de profissionais de saúde e pesquisadoras que serão abordadas no evento.

Confira abaixo a lista de palestrantes e debatedores que participarão do encontro:

Jaqueline Gomes de Jesus
Psicóloga, Mestra em Psicologia e Doutora em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Brasília (UnB), com pós-doutorado pela Escola Superior de Ciências Sociais e História da Fundação Getúlio Vargas (CPDOC/FGV). Pesquisadora-Líder do ODARA - Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Cultura, Identidade e Diversidade (CNPq/IFRJ). 

Yuri Martins Guerra
Médico da Estratégia Saúde da Família do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF/Ensp). 

Patricia Moquedace
Assistente social do Instituto  Estadual de Diabetes e Endocrinologia Luiz Capriglione (Iede); Especialista em Direito e Saúde  pela Ensp e Mestre em Saúde Pública pela Ensp.

Daniela Murta
Psicóloga, Doutora em Saúde Coletiva. Docente dos cursos de Psicologia e de Medicina da Estácio/Idomed e coordenadora da Pós Graduação Lato Sensu em Psicologia Hospitalar da Fundação Técnico Educacional Souza Marques. Assessora técnica da Coordenadoria da Diversidade Sexual da Prefeitura do Rio de Janeiro.

Claudia Fonseca Santamarina (moderadora)
Mestre em Psicologia Social (UERJ), Doutora em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social (UFRJ), Doutora em Saúde Coletiva (IFF/Fiocruz) e pesquisadora colaboradora da VDAL/Ensp.

Voltar ao topoVoltar