Você está aqui » Início » Comunicação e informação » Páginas especiais » Observatório Covid-19 » Impactos sociais da pandemia » Gênero e Covid-19
A pandemia de Covid-19 impacta de forma heterogênea pessoas de diferentes gêneros. O aumento da violência doméstica contra mulheres e pessoas trans, os altos índices de mortalidade materna, a sobrecarga feminina de trabalhos domésticos e ligados ao cuidado, a preponderância de mulheres e minorias de gênero nos setores mais afetados pela crise econômica e a maior mortalidade entre homens são exemplos de efeitos diversos da pandemia sobre os gêneros. . Através de uma lente de gênero é possível analisar os efeitos da pandemia da Covid-19 de forma a captar e demonstrar as desigualdades, iniquidades e vulnerabilidades que marcam o espaço social. Neste sentido, estudos de gênero são fundamentais para produzir reflexões e proposições sobre as relações entre saúde e cuidado, bem como entre as normas culturais que fazem parte da estrutura social, engendrando subjetividades em homens, mulheres e pessoas que não se identificam de maneira binária.
Navegue pelos outros dois temas desses eixo, "Saúde indígena", "Covid nas favelas" e "Ética e bioética" ou volte para a página principal dos "Impactos sociais, econômicos, culturais e políticos da pandemia".
Campus Sede:
Av. Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - CEP: 21040-900 - Tel: (0xx21) 2598-4242
Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.
O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.