Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Evento na COC/Fiocruz debate “Vacinas na esfera pública”


28/02/2024

Fonte: COC/Fiocruz

Compartilhar:

Com debatedores como a jornalista Ana Lúcia Azevedo (O Globo) e o professor Túlio Batista Franco (UFF), a Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) promove o evento “Vacinas na esfera pública”, no Salão de Conferência Luiz Fernando Ferreria do Centro de Documentação e História da Saúde (CDHS), no campus Manguinhos da Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro. A iniciativa será em 25 de março, a partir das 9h, com transmissão pelo canal da COC/Fiocruz no YouTube. A iniciativa tem como objetivo apresentar os resultados de estudos feitos no Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT) com apoio da chamada PROEP–COC-CNPq 2021. Tendo como premissa a centralidade da comunicação nas discussões sobre as vacinas na esfera pública, o estudo teve como objetivo analisar a cobertura sobre as vacinas na mídia e a circulação de informações sobre a temática em ambientes digitais e redes sociais.

O evento será composto de mesa de abertura com a participação autoridades da Fiocruz. Em seguida, uma mesa-redonda terá diversos pesquisadores fazendo apresentações breves destacando alguns resultados. Na sequência, três debatedores com perfis diferentes farão comentários sobre os resultados e suas potencialidades.

Os palestrantes são a coordenadora do INCT-CPCT e pesquisadora da COC/Fiocruz Luisa Massarani; a pesquisadora da Universidade Federal Fluminense (UFF) Thaiane de Oliveira; o pesquisador da Universidade Federal de Goiás (UFG) Luiz Felipe Fernandes Neves; a pesquisadora do Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência Lidia Maia; e os pesquisadores Igor Waltz e Amanda Medeiros, ambos do Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência. O moderador será o pesquisador da PUC Rio Marcelo Alves.

Entre os debatedores, estão o professor da UFF Túlio Batista Franco, que também integra a operativa nacional da Frente pela Vida, e a jornalista do jornal O Globo Ana Lucia Azevedo, Prêmio José Reis de Divulgação Científica em 2011. Primeira mulher nomeada para o cargo, a secretária municipal de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Tatiana Roque, também está confirmada como debatedora no evento.

Sobre o projeto de pesquisa

A pandemia da Covid-19 colocou a discussão sobre vacinas como um tema planetário. O Brasil possui um histórico de boa cobertura vacinal, disponibilizando gratuitamente para a população todas as vacinas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), para todos os grupos-alvo de vacinação. Porém, atualmente, constata-se um aumento da parcela da população sem imunização adequada, ampliando o risco de ressurgimento de doenças controladas ou eliminadas no país. 

Estudos indicam que a população brasileira apresenta alta aceitação de vacinas, em comparação à de outros países. No entanto, no contexto da pandemia e da desinformação, as discussões em torno das vacinas em geral e, em particular contra a Covid-19, tornaram-se complexas no Brasil.

Para dar conta do objetivo ambicioso do projeto, que será divulgado em março, os pesquisadores fizeram aproximações diferenciadas sobre o tema, visando montar um panorama geral da temática a partir de três estudos específicos inter-relacionados:
1. Mapeamento da circulação de informações e desinformações sobre vacinas nas redes sociais e ambientes digitais, em que todas as redes sociais relevantes foram analisadas; 
2. Análise da mídia impressa (Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo);
3. Análise da TV (Jornal Nacional/TV Globo e dois programas de infotainment).

Os autores do projeto levaram em consideração as especificidades de cada um desses estudos e a diversidade de metodologias possíveis, com seus potenciais e limitações. Eles optaram, também, por desenhos metodológicos diferenciados, visando montar partes fundamentais do quebra-cabeça de como os temas relacionados às vacinas permeiam a esfera pública.

Coordenado pelo Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia, o projeto reúne pesquisadores e divulgadores da ciência de seis instituições brasileiras: Fiocruz, Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e Universidade Federal de Goiás (UFG). 

Serviço

Data: 25 de março
Horário: 9h
Transmissão: Canal da COC no YouTube 
Local: Salão de Conferência Luiz Fernando Ferreira do Centro de Documentação em História da Saúde (CDHS) – 4º andar
Endereço: Av. Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro (RJ)

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar