Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Qual o risco da vacina contra a Covid-19 causar miocardite no meu filho?

Qual o risco da vacina contra a Covid-19 causar miocardite no meu filho?

03/03/2022
Compartilhar:

A miocardite (inflamação do músculo do coração) é um evento muito raro e mais frequente em crianças e adolescentes que contraíram a Covid-19 do que como reação adversa da vacina.

 

De acordo com um relatório do Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDC/USA), foram observados apenas 11 casos de miocardite entre as mais de 8 milhões de doses da vacina da Pfizer aplicadas em crianças com idades entre 5 e 11 anos. Todos os casos de miocardite relatados apresentaram uma boa recuperação.

 

A maior preocupação da miocardite não está relacionada com a vacinação, mas com os casos em que as crianças têm formas graves da Covid-19. A Síndrome Inflamatória Multissistêmica (SIM-P) é uma condição rara, mas grave, em que crianças com Covid-19 desenvolvem uma inflamação que afeta diferentes órgãos do corpo, incluindo o coração.

 

Se a criança apresentar sintomas como pressão baixa, conjuntivite, manchas pelo corpo, diarreia, dor abdominal, náuseas, vômitos, dificuldade para respirar, entre outros sintomas, procure um atendimento médico imediatamente.
Embora a SIM-P seja uma condição rara, ela pode levar à morte. Por isso, a vacinação é uma importante estratégia para evitar que ocorram formas graves da Covid-19 em crianças.
 

 

Fontes: IFF/Fiocruz e OMS

Perguntas relacionadas

Coronavírus
Notícias, vídeos e outras informações sobre a pandemia

Avalie este conteúdo

Voltar ao topoVoltar