Qual o risco da vacina contra a Covid-19 causar miocardite no meu filho?
A miocardite (inflamação do músculo do coração) é um evento muito raro e mais frequente em crianças e adolescentes que contraíram a Covid-19 do que como reação adversa da vacina.
De acordo com um relatório do Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDC/USA), foram observados apenas 11 casos de miocardite entre as mais de 8 milhões de doses da vacina da Pfizer aplicadas em crianças com idades entre 5 e 11 anos. Todos os casos de miocardite relatados apresentaram uma boa recuperação.
A maior preocupação da miocardite não está relacionada com a vacinação, mas com os casos em que as crianças têm formas graves da Covid-19. A Síndrome Inflamatória Multissistêmica (SIM-P) é uma condição rara, mas grave, em que crianças com Covid-19 desenvolvem uma inflamação que afeta diferentes órgãos do corpo, incluindo o coração.
Se a criança apresentar sintomas como pressão baixa, conjuntivite, manchas pelo corpo, diarreia, dor abdominal, náuseas, vômitos, dificuldade para respirar, entre outros sintomas, procure um atendimento médico imediatamente.
Embora a SIM-P seja uma condição rara, ela pode levar à morte. Por isso, a vacinação é uma importante estratégia para evitar que ocorram formas graves da Covid-19 em crianças.
Fontes: IFF/Fiocruz e OMS
Perguntas relacionadas