Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Início do conteúdo

O que é chikungunya?

6076
6076
Imagem de topo da página, escrito 'vírus zika: perguntas e respostas', com pequenos desenhos de partes do corpo

O que é chikungunya?

16/07/2019
Compartilhar:

É uma arbovirose causada pelo vírus chikungunya (CHIKV). A doença é transmitida através da picada de fêmeas dos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus infectados pelo CHIKV. Os sinais e sintomas são clinicamente parecidos aos da dengue – febre de início agudo, dores articulares e musculares, dor de cabeça, náusea, fadiga e exantema (erupções na pele). A principal manifestação clínica que a difere são as fortes dores nas articulações, que muitas vezes podem estar acompanhadas de edema. 

 

Casos de transmissão vertical – transmissão da mãe para o filho – podem ocorrer quase que exclusivamente durante o trabalho de parto de gestantes com chikungunya e, muitas vezes, provoca infecção neonatal grave. 

 

Chikungunya significa "aqueles que se dobram" em swahili, um dos idiomas da Tanzânia. Refere-se à aparência curvada dos pacientes que foram atendidos na primeira epidemia documentada, na Tanzânia, localizada no leste da África, entre 1952 e 1953.

 

Fonte: Guia Chikungunya manejo clínico, do Ministério da Saúde
 

 

A febre chikungunya é uma doença transmitida pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus. No Brasil, a circulação do vírus foi identificada pela primeira vez em 2014. Chikungunya significa "aqueles que se dobram" em swahili, um dos idiomas da Tanzânia. Refere-se à aparência curvada dos pacientes que foram atendidos na primeira epidemia documentada, na Tanzânia, localizada no leste da África, entre 1952 e 1953.
 

Fonte: Ministério da Saúde

 

Perguntas relacionadas

Imagem de topo da página, escrito 'vírus zika: perguntas e respostas', com pequenos desenhos de partes do corpo
Imagem Fale Conosco
Ainda com dúvidas? Mande sua pergunta!
Imagem Artigos científicos Zotero
Acesse no Zotero referências bibliográficas
Mapa mundi com indicações dos países que ocorrem cada uma das doenças
Transmitidas pelo mesmo vetor - o mosquito Aedes aegypti -, as três doenças apresentam sintomas parecidos, mas também sinais que as diferenciam. Entenda

Voltar ao topoVoltar