O que é chikungunya?
É uma arbovirose causada pelo vírus chikungunya (CHIKV). A doença é transmitida pela picada de fêmeas dos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus infectados pelo CHIKV.
Principais sinais e sintomas: febre de início agudo; dores fortes nas articulações e nos músculos, dor de cabeça, enjoo (náusea), fadiga e erupções na pele (exantema).
Atenção: a dengue têm sintomas parecidos, mas existe uma diferença importante. No caso da chikungunya, as dores nas articulações, muitas vezes, são acompanhadas de edemas (inchaços).
Durante o trabalho de parto de gestantes com chikungunya, pode ocorrer a transmissão da mãe para o filho (transmissão vertical), que costuma provocar infecção neonatal grave.
Chikungunya significa "aqueles que se dobram" em swahili, um dos idiomas da Tanzânia. Refere-se à aparência curvada dos pacientes que foram atendidos na primeira epidemia documentada, na Tanzânia, localizada no leste da África, entre 1952 e 1953.
Fonte: Guia Chikungunya manejo clínico, do Ministério da Saúde
A febre chikungunya é uma doença transmitida pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus. No Brasil, a circulação do vírus foi identificada pela primeira vez em 2014. Chikungunya significa "aqueles que se dobram" em swahili, um dos idiomas da Tanzânia. Refere-se à aparência curvada dos pacientes que foram atendidos na primeira epidemia documentada, na Tanzânia, localizada no leste da África, entre 1952 e 1953.
Arboviroses são doenças causadas pelos chamados 'arbovírus', que incluem o vírus da dengue, zika, febre chikungunya e febre amarela.
Fonte: Ministério da Saúde
Perguntas relacionadas