Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Início do conteúdo

Vacinas contra Covid-19

A Fundação Oswaldo Cruz tem desempenhado papel central no enfrentamento da pandemia de Covid-19 no Brasil. No campo da produção de vacinas para Covid-19, a principal aposta da Fiocruz foi um acordo com a biofarmacêutica AstraZeneca para produzir, no Brasil, a vacina contra o novo coronavírus desenvolvida pela Universidade de Oxford.

O acordo de encomenda tecnológica com a AstraZeneca garante não apenas o acesso a um volume expressivo (100,4 milhões de doses) de uma das vacinas mais promissoras que segue em estudo clínico de fase 3 ainda no primeiro semestre de 2021, como também assegura a transferência total da tecnologia para Bio-Manguinhos/Fiocruz, colocando o Brasil em posição privilegiada no mundo na produção de vacina contra o Sars-CoV-2, com capacidade para fornecer 210,4 milhões de doses ao Sistema Único de Saúde (SUS) apenas em 2021.

Além do esforço de produção de uma das vacinas candidatas contra a Covid-19, a Fiocruz também se dedica ao desenvolvimento de seus próprios imunizantes, com projetos de pesquisa em andamento, na fase ainda pré-clínica, em Bio-Manguinhos e Fiocruz Minas, e à participação em estudos clínicos de fase 3, ou seja, que já acompanham a vacinação em milhares de pacientes, a fim de verificar a segurança e eficácia dos diferentes possíveis imunizantes. 

Para dar ainda mais transparência e confiabilidade a essas ações, a Presidência da Fiocruz instalou o Comitê de Acompanhamento Técnico-Científico das Iniciativas Associadas a Vacinas para a Covid-19, constituído por pesquisadores da Fiocruz e especialistas de outras instituições com larga experiência na área de imunobiológicos, para avaliar todas as ações da Fundação sobre o tema.

Este espaço será constantemente atualizado com as últimas informações sobre os estudos em andamento, as etapas de produção da vacina, documentos e contratos assinados e acompanhamento do cronograma  de produção.

Perguntas e respostas

Tão logo as informações requeridas dos estudos clínicos de Fase III estejam disponíveis, assim como as informações técnicas dos 3 primeiros lotes produzidos por Bio-Manguinhos, será protocolado o pedido de registro junto à Anvisa.... 

Para se ter essa informação, é preciso aguardar os resultados dos estudos clínicos que, no Brasil, estão sendo coordenados pela Unifesp.

Não, trata-se de uma vacina recombinante baseada em vetor viral não replicativo e contendo apenas a informação genética para expressão da proteína S  (Spike) do SARS-CoV-2 no paciente...

Para se ter essa informação, é preciso aguardar os resultados dos estudos clínicos que, no Brasil, estão sendo coordenados pela Unifesp.

Para se ter essa informação, é preciso aguardar os resultados dos estudos clínicos que, no Brasil, estão sendo coordenados pela Unifesp.

Ensaios clínicos com participação da Fiocruz

Conheça os estudos clínicos em andamento com candidatas a vacina contra a Covd-19 dos quais a Fiocruz está participando

 

Produção na Fiocruz: Conheça o cronograma

Entenda as fases de produção e confira o cronograma da vacina contra a Covid-19

 

Especiais na Fiocruz sobre o tema

Agência Fiocruz de Notícias

 

Mais destaques sobre Covid-19 no Portal Fiocruz

Voltar ao topoVoltar