Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

VideoSaúde disponibiliza 'Amazônia sem garimpo' em inglês e narração em yanomami


02/02/2023

VideoSaúde Distribuidora (Icict/Fiocruz)

Compartilhar:

A animação Amazônia sem garimpo, que vem fazendo grande sucesso e atraindo muitos espectadores desde a estreia em outubro de 2022, ganha mais uma versão para chegar a distintos públicos no exterior. Agora, a VideoSaúde Distribuidora Fiocruz, em uma parceria com grupo de pesquisa da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) e da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), disponibiliza uma versão da produção com legendas em inglês e narração na língua yanomami.

Assista com legendas em inglês.

Em Amazônia sem garimpo, povos indígenas contam os dramas e o perigo da contaminação dos rios e das águas pelo mercúrio da mineração. A produção também traz uma novidade para a Plataforma de Filmes: a animação conta também com narração em duas línguas indígenas - yanomami e munduruku, além do português. As narrações foram feitas pelas próprias populações indígenas e o roteiro desenvolvido coletivamente entre produtores audiovisuais, pesquisadores e os povos retratados.

Conteúdos para qualificar debates

Os impactos do mercúrio em áreas protegidas e povos da floresta na Amazônia são o destaque da trama Amazônia sem garimpo. Foi realizada pela EPSJV/Fiocruz em parceria com a Ensp/Fiocruz, por meio de financiamento do Programa Inova Fiocruz e da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS/Fiocruz). Via projeto Aprimoramento do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena, a partir do desenvolvimento de estudos técnicos, pesquisas científicas e ações estratégicas, essenciais para a diversificação, ampliação e qualidade dos serviços de saúde prestados aos indígenas.

Para a equipe da VideoSaúde, ampliar a circulação de conteúdos qualificados sobre a situação de saúde das populações indígenas é fundamental. Mais que isso: incluir filmes e animações voltadas para o público infantil e juvenil, na visão da VideoSaúde, tem sido uma tarefa contínua, uma vez que, por meio de acompanhamento de métricas e manifestações de público em redes sociais, ainda se identifica a falta de produções desse tipo sobre temas da saúde e ciência. As possibilidades de aplicação em ações de ensino e educação também são amplas, de acordo com a equipe. 

Entrevista com um dos coordenadores da pesquisa

O projeto foi coordenado pelos pesquisadores Paulo Basta, da Ensp/Fiocruz, e Ana Claudia Vasconcellos, da EPSJV/Fiocruz. Em trabalho de campo na Amazônia, Basta contou para a VideoSaúde (17/10/2022) como surgiu o projeto do documentário e com foi a parceria com as populações indígenas que participam da animação. 

Voltar ao topoVoltar