31/01/2023
Fonte: Icict/Fiocruz
A desassistência sanitária e nutricional que atinge os povos indígenas do território Yanomami levou o Ministério da Saúde (MS) a declarar a situação como Emergência em Saúde Pública de importância nacional. Nas últimas semanas, o país tem acompanhado uma série de medidas humanitárias em apoio a indígenas Yanomamis em situação de extrema vulnerabilidade. A Fiocruz anunciou, em 23/1, a instalação de uma Sala de Situação para articular possíveis ações de apoio ao MS e à Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) frente à emergência sanitária.
Tema de profunda relevância na agenda pública do país, a saúde dos povos indígenas tem ampla circulação nas pesquisas e nos espaços de produção de conhecimento da Fiocruz. Na plataforma Porto Livre, portal de livros em acesso aberto coordenado pelo Instituto de Comunicação e Informação em Saúde (Icict/Fiocruz), 15 obras estão disponíveis para download gratuito sobre o tema. São livros que transitam sobre as mais diversas questões de saúde relacionadas aos povos originários. Questões que dialogam diretamente com o cenário enfrentado pelos Yanomamis: vigilância alimentar e nutricional; direito sanitário; vulnerabilidade; cenários epidemiológicos; medicinas e tradições indígenas etc.
PORTO LIVRE: acesse a lista completa de livros sobre Saúde Indígena
Do total de obras disponíveis, sete integram a coleção Saúde dos Povos Indígenas da Editora Fiocruz. Dedicada a publicar estudos originais sobre as mais diversas facetas do processo saúde-doença dos povos indígenas, a coleção pretende contribuir para a construção de enfoques teóricos inovadores. Os títulos em acesso aberto na Porto Livre são:
- Demografia dos Povos Indígenas no Brasil
- Entre Demografia e Antropologia: povos indígenas no Brasil
- Medicinas Indígenas e as Políticas da Tradição: entre discursos oficiais e vozes indígenas
- Políticas Antes da Política de Saúde Indígena
- Processos de Alcoolização Indígena no Brasil: perspectivas plurais
- Saúde Indígena em Perspectiva: explorando suas matrizes históricas e ideológicas
- Transformação e Persistência: antropologia da alimentação e nutrição em uma sociedade indígena amazônica
Outros cinco títulos da Editora Fiocruz fazem parte da lista disponível na Porto Livre. O mais recente é Vozes Indígenas na Saúde: trajetórias, memórias e protagonismos, publicado em 2022, em coedição com a plataforma editorial Piseagrama. A coletânea reúne relatos de 13 lideranças acerca de suas trajetórias de vida e de atuação no movimento indígena, com ênfase no campo da saúde.
Publicado em 2021, o e-book Covid-19 no Brasil: cenários epidemiológicos e vigilância em saúde também faz parte da lista. Apesar de não ser uma publicação exclusivamente dedicada à saúde indígena, o volume apresenta um importante capítulo intitulado Vulnerabilidade das populações indígenas à pandemia de Covid19 no Brasil e os desafios para o seu monitoramento. Parceria entre o Observatório Covid-19 Fiocruz e a Editora Fiocruz, a obra apresenta um diagnóstico detalhado da evolução da pandemia no país. Lançado como parte da série Informação para Ação na Covid-19, o e-book recebeu importantes reconhecimentos: foi um dos 10 finalistas da categoria Ciências do 64º Prêmio Jabuti, maior premiação literária do país, e conquistou o 3º lugar na categoria Ciências da Vida do 8º Prêmio Abeu, concedido pela Associação Brasileira das Editoras Universitárias.
Atenção Diferenciada: a formação técnica de agentes indígenas de saúde do Alto Rio Negro, lançado em 2019, integra a coleção Fazer Saúde. O livro apresenta as contribuições do Curso Técnico de Agentes Comunitários Indígenas de Saúde (CTACIS) na região do Alto Rio Negro, no Amazonas. Com a proposta de melhorar os serviços de saúde nas comunidades indígenas, o curso foi desenhado como uma estratégia multidisciplinar por diversos atores e implementado de acordo com as realidades locais.
Lançados em 2007 e 2008, em coedição com a Educação à Distância da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (EAD/Ensp/Fiocruz), os livros Vigilância Alimentar e Nutricional para a Saúde Indígena, volume I e Vigilância Alimentar e Nutricional para a Saúde Indígena, volume II levantam relevantes contribuições para a consolidação da vigilância alimentar e nutricional no âmbito da saúde indígena, com destaque para a importância e os desafios da diversidade étnica brasileira.
Outros três livros completam a lista de saúde indígena em acesso aberto na Porto Livre:
- Pohã Ñana: nãnombarete, tekoha, guarani ha kaiowá arandu rehegua ou Plantas medicinais: fortalecimento, território e memória guarani e kaiowá (Fiocruz Pernambuco, 2020)
- Equidade Étnicorracial no SUS: pesquisas, reflexões e ações em saúde da população negra e dos povos indígenas (Rede Unida, 2018)
- O direito sanitário na sociedade de risco: a política nacional de atenção à saúde dos Povos Indígenas (Editora Fi, 2017)
Arca e VideoSaúde também contemplam produções sobre o tema
Outras plataformas vinculadas ao Icict que também apresentam uma série de obras em acesso aberto relacionadas à saúde indígena são o Arca, repositório institucional da Fiocruz, e a VideoSaúde Distribuidora. No repositório, são centenas de trabalhos desenvolvidos pela comunidade Fiocruz, que incluem livros, teses, manuais, dissertações, artigos e vídeos.
ARCA: acesse a lista de obras sobre Saúde dos Povos Indígenas
Já a VideoSaúde, responsável por produzir, distribuir e preservar material audiovisual sobre saúde, ciência e tecnologia, também dispõe de uma área temática com produções sobre saúde indígena. São seis documentários sobre o tema, produzidos no período de 2005 a 2020. As obras podem ser assistidas gratuitamente na plataforma da VideoSaúde e os vídeos podem ser baixados no Arca. Os documentários também podem ser adquiridos pela Livraria Virtual da Editora Fiocruz, que disponibiliza - em formato DVD - as produções do Selo Fiocruz Vídeo.
VIDEOSAÚDE: confira os documentários sobre Saúde Indígena
Mais em outros sítios da Fiocruz