Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Vice-embaixadora do Reino Unido no Brasil visita a Fiocruz Pernambuco

Melaine Hopkins, Graham Tidey e Pedro Miguel dos Santos Neto

21/03/2022

Fonte: IAM/Fiocruz Pernambuco

Compartilhar:

No dia 18 de março, o Instituto Aggeu Magalhães (Fiocruz Pernambuco) recebeu a visita da vice-embaixadora e encarregada de Negócios do Reino Unido no Brasil, Melaine Hopkins, e do cônsul britânico no Recife, Graham Tidey. Recebidos pelo diretor do IAM, Pedro Miguel dos Santos Neto, os representantes da diplomacia britânica conheceram o trabalho de pesquisa atualmente realizado na unidade pernambucana da Fiocruz, em especial nos campos de desenvolvimento de vacinas, vigilância genômica e bioinformática. O objetivo foi fortalecer as parcerias já existentes e descobrir novas oportunidades de incentivo e cooperação.

O encontro foi iniciado na sala Sergio Arouca, em reunião que contou com a presença do vice-diretor de Pesquisa, Manoel Lima Jr e de pesquisadores da unidade com atuação nos campos de interesse dos visitantes. Todos assistiram à apresentação feita de maneira remota pelo pesquisador Gabriel Wallau, que está na Alemanha desenvolvendo estudos financiados por bolsa Capes/Humboldt. Wallau explicou o trabalho da Rede Genômica da Fiocruz, mostrando as contribuições da equipe pernambucana, entre elas a criação da ferramenta Viral Flow, que agiliza e ao mesmo tempo padroniza as análises dos genomas.

Também foram tema dessa explanação as perspectivas a respeito da New Variant Assessment Platform (NVAP), uma plataforma do governo britânico que visa apoiar outros países no fortalecimento de sua capacidade de sequenciamento genômico. 

Em seguida, os visitantes percorreram as instalações do Núcleo de Plataforma Tecnológicas, conduzidos pela coordenadora do NPT, Cássia Docena. Viram também os laboratórios NB3 e Escola, onde trabalham os profissionais ligados à vigilância genômica na instituição. 

O histórico de parcerias desenvolvidas na Fiocruz PE com instituições ou pesquisadores do Reino Unido foi outro dos assuntos da conversa, com destaque para a atuação da durante a epidemia de Zika e os importantes resultados obtidos, lembrados por Graham Tidey. “Essa visita deixou claro que iremos avançar na estruturação da rede genômica e buscar reforçar a longa parceria do IAM com diversas instituições científicas inglesas.  A história do Aggeu tem diversos exemplos da importância dessa nossa antiga cooperação”, declarou o diretor do IAM, Pedro Miguel.

Nas despedidas, Melaine Hopkins destacou a relevância do trabalho desenvolvido na Fiocruz  PE e a importância de estabelecer mais parcerias nas áreas de vacinas, genômica e bioinformática.

 

Voltar ao topoVoltar