Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Farmanguinhos recebe representantes da GSK internacional e Brasil


18/03/2022

Viviane Oliveira (Farmanguinhos/Fiocruz)

Compartilhar:

Farmanguinhos recebeu, no dia 14 de março, representantes da GSK internacional e Brasil para fortalecer a Aliança Estratégica em andamento para a transferência de tecnologia do antirretroviral Dolutegravir 50mg. A reunião foi o primeiro encontro presencial após a entrega da primeira grande remessa do medicamento, o qual totalizou 16,5 milhões de unidades farmacêuticas, envolvendo as duas instituições.

O diretor Jorge Mendonça, a chefe de gabinete, Vânia Buchmuller, o vice-diretor de Gestão da Qualidade, Rodrigo Fonseca, e a responsável pelo Centro de Empreendedorismo e Assistência Farmacêutica, Tereza Santos, receberam profissionais da diretoria e de áreas estratégicas da multinacional GSK. Estiveram presentes o vice-presidente Sênior (SVP) Farma l GSK Mercados Emergentes, Luis Arosemena, o presidente Farma – GSK Brasil, Andre Vivan, o vice-presidente de Projetos Estratégicos Farma – GSK Brasil, José Carlos Felner, o diretor da Unidade Comercial Vacinas & HIV – GSK Brasil, Gunnar Riediger, e o diretor de Vendas e Projetos Públicos Vacinas & HIV – GSK Brasil, Alisson Nunes.

Na reunião, foram discutidas possibilidades futuras de novas tecnologias e medicamentos que possam ser de interesse do Ministério da Saúde e de Farmanguinhos e foi realizada uma atualização sobre o andamento da parceria atual.

A parceria vai gerar economia futura aos cofres públicos com redução dos custos de aquisição do medicamento, o que diminui a dependência do Programa de HIV/Aids por insumos importados, em médio e longo prazos. Para 2022, estão previstas mais três remessas do medicamento, totalizando cerca de 64 milhões de unidades farmacêuticas.

De acordo com o diretor de Farmanguinhos, Jorge Mendonça, outro objetivo é trazer para o Brasil mais conhecimento na fabricação desses produtos estratégicos para o SUS, o que fortalece o Complexo Econômico e Industrial da Saúde.

 

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar