23/05/2022
Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz)
Buscando aprimorar a gestão dos trabalhos com imunobiológicos, profissionais do Programa Nacional de Imunizações (PNI) visitaram o Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz) no dia 17 de maio. Na ocasião, se reuniram com o diretor do Instituto, Antonio Eugenio de Almeida; o coordenador dos Núcleos Técnicos (NTs), Eduardo Netto e a coordenadora do Núcleo Técnico de Produtos Biológicos (NT-PB), Maria Aparecida Boller.
Compuseram a comitiva do PNI Thiago Fernandes, que é o ponto focal da Rede de Frio (processo de recebimento, armazenamento, conservação, manipulação, distribuição e transporte dos imunobiológicos); Thayssa Victer e Karla Calvette, do Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis (DEIDT).
Integrante da Rede de Frio, o INCQS/Fiocruz faz o controle da qualidade, por meio de análises, dos imunobiológicos que serão aplicados na população, no intuito de garantir a segurança e a eficácia do produto. Além disso, emite um laudo com as informações ao PNI, como parte das campanhas nacionais de imunização.
“A visita ao INCQS/Fiocruz integra o plano de aprimoramento da gestão dos imunobiológicos e contribui para estreitar as relações entre os profissionais do Instituto envolvidos no controle da qualidade das vacinas e a equipe do PNI”, explicam Thiago Fernandes, Thayssa Victer e Karla Calvette, que completam: “este trabalho conjunto é muito importante para a saúde preventiva do nosso país”.
Saiba mais sobre o controle da qualidade das vacinas feito pelo INCQS/Fiocruz na entrevista de Maria Aparecida Boller.
Mais em outros sítios da Fiocruz