Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

PPGICS recebe seminário para discutir aspectos do pós-pandemia no Brasil


11/10/2023

Fonte: Icict/Fiocruz

Compartilhar:


Com o objetivo de discutir os desdobramentos da pandemia de Covid-19 no Brasil, será realizado no dia 18 de outubro o seminário O que ficou da Pandemia? Ciência, Saúde e Comunicação no Brasil Contemporâneo. O encontro acontecerá na sede do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS), no Campus Maré – Prédio da Expansão, das 9h30 às 12h.  

O evento, gratuito e aberto ao público em geral, vai debater as relações entre Ciência, Saúde e Comunicação no Brasil pós-pandemia. Serão abordados tópicos como o papel dos especialistas e das instituições de ciência e saúde em contextos de crise sanitária e os desafios colocados pela desinformação e seus impactos sobre as políticas públicas de saúde e de comunicação.  

A mesa de debatedores será composta por Kenneth Rochel de Camargo Jr., professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e membro do Covid-19 Research Roadmap Social Science Working Group/World Health Organization; Rose Marie Santini, professora do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (UFRJ/IBICT); e Simone Kropf, professora do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde (PPGHCS/Fiocruz). A mediação será do professor da Escola de Comunicação e do Programa Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da UFRJ, Paulo Vaz.  

O seminário é parte do projeto de pesquisa Obstáculos à comunicação de risco na pandemia de COVID-19: infodemia, desinformação, algoritmos e desconfiança em contextos de polarização política e de crise dos sistemas peritos, financiado pelo Edital CAPES - Impactos da Pandemia. O projeto tem coordenação do pesquisador Paulo Vaz (UFRJ) e agrega programas de pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) e o PPGICS/Fiocruz.  

“Embora muito já tenha sido discutido sobre a pandemia nesses últimos três anos, não apenas a Covid-19 permanece, mas as doenças infecto-contagiosas também. Assim como a hesitação vacinal e as questões relacionadas ao campo da comunicação, como infodemia, desinformação e questionamentos à autoridade científica. Temos ainda muito a refletir sobre esses temas e o papel das instituições de ciência e saúde no país”, avalia Kátia Lerner, pesquisadora e professora permanente do PPGICS/Icict/Fiocruz. “Esse encontro é resultado de uma rede de pesquisa constituída durante a pandemia envolvendo diferentes instituições nacionais. Foi uma forma que encontramos de lidar em tempo real com os acontecimentos em curso. Trata-se também de um importante espaço de troca entre alunos e pesquisadores do país”, completa a professora.  

As inscrições para o seminário estão abertas em eventos.icict.fiocruz.br. Haverá emissão de certificado para todos os participantes.  

O evento terá transmissão ao vivo pelo canal da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz no Youtube.

Serviço: 

Seminário O que ficou da Pandemia? Ciência, Saúde e Comunicação no Brasil Contemporâneo
Data: 18/10 (quarta-feira)
Horário: 9h30 às 12h
Local: Campus Maré - Salas 401 e 402

Voltar ao topoVoltar