Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Prêmio Abeu 2023: Editora Fiocruz é finalista com três livros

Capa de três livros indicados

10/10/2023

Luiza Trindade/Editora Fiocruz

Compartilhar:

A Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu) anunciou hoje (10) os finalistas das nove categorias do Prêmio Abeu 2023. A Editora Fiocruz mais uma vez marca presença na premiação, com três títulos indicados.

Na categoria Ciências da Vida, concorrem as obras Covid-19: desafios para a organização e repercussões nos sistemas e serviços de saúde Mudanças Climáticas, Desastres e Saúde. Já o livro Vozes indígenas na saúde: trajetórias, memórias e protagonismos foi anunciado como finalista na categoria Projeto Gráfico.

Publicado em parceria com o Observatório Covid-19 Fiocruz, o volume Covid-19: desafios para a organização e repercussões nos sistemas e serviços de saúde é organizado pelas pesquisadoras da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), Margareth Crisóstomo Portela, Lenice Gnocchi da Costa Reis e Sheyla Maria Lemos Lima. Essa é a quarta publicação da série Informação para Ação na Covid-19, cujos títulos estão em formato digital e acesso aberto na rede SciELO Livros, que apoia a iniciativa.

➡️ Acesse a página do e-book Covid-19: desafios para a organização e repercussões nos sistemas e serviços de saúde no Portal Fiocruz.

⬇️ Clique aqui para fazer o download gratuito do livro

▶️ Assista ao vídeo de lançamento no canal da Editora Fiocruz no YouTube

Com linguagem acessível, o livro Mudanças Climáticas, Desastres e Saúde, organizado pelos pesquisadores Christovam Barcellos, Carlos Corvalan e Eliane Lima e Silva, trata sobre o tema tão atual das mudanças climáticas e seus impactos na saúde humana, contribuindo com estratégias para a resiliência das comunidades em face aos desastres climáticos. A publicação está disponível em versão impressa e digital.

➡️ Acesse a página do livro Mudanças Climáticas, Desastres e Saúde na Livraria Virtual da Editora Fiocruz.

▶️ Assista ao vídeo de lançamento no canal da Editora Fiocruz no YouTube.

Uma coedição da Editora Fiocruz e a plataforma editorial PISEAGRAMA, Vozes indígenas na saúde: trajetórias, memórias e protagonismos evidencia o protagonismo dos povos originários na formulação, estruturação e implementação da atual política de saúde indígena no Brasil. Organizada por Ana Lúcia de Moura Pontes, Vanessa Hacon, Luiz Eloy Terena e Ricardo Ventura Santos, a coletânea apresenta relatos de 13 lideranças acerca de suas trajetórias de vida e atuação no movimento indígena, com ênfase no campo da saúde.

A obra, produzida no âmbito do projeto de pesquisa "Saúde dos Povos Indígenas no Brasil: Perspectivas Históricas, Socioculturais e Políticas", realizado na Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), tem projeto gráfico assinado pela PISEAGRAMA e pelo artista Wapichana Gustavo Caboco, cujas ilustrações, que acompanham o texto conduzem a leitura pelos caminhos e confluências dos saberes de cura. O livro impresso é vendido ao público a preço de custo, e o valor arrecadado, destinado a organizações indígenas. Sua versão e-book está em acesso aberto na plataforma SciELO Livros.

➡️ Acesse a página do livro Vozes indígenas na saúde: trajetórias, memórias e protagonismos na Livraria Virtual da Editora Fiocruz

⬇️ Clique aqui para fazer o download gratuito do livro

▶️ Confira o vídeo de lançamento no canal da Editora Fiocruz no YouTube

 

Ganhadores serão anunciados no dia 17/11

Os vencedores de cada categoria serão anunciados durante a cerimônia de entrega do Prêmio Abeu, que será realizada no dia 17 de novembro, às 18h, no teatro da Unibes Cultural, em São Paulo.

Criado em 2015, o Prêmio Abeu foi instituído para distinguir, anualmente, as melhores edições universitárias no âmbito do conhecimento científico e acadêmico. Com a premiação, a Abeu busca incentivar a qualificação das edições das casas editoras universitárias, bem como fomentar a produção técnico-científica, em relação tanto à excelência dos conhecimentos veiculados pelos títulos quanto à concepção estética das edições. A novidade deste ano é a inclusão da categoria Literatura Infantojuvenil, em que concorrem obras de conteúdo ficcional, em prosa ou verso, destinadas ao público infantojuvenil, com enfoque em questões de caráter científico.

➡️ Acesse a lista completa de indicados de 2023: www.premioabeu.com.br

 

Edições anteriores

A Editora Fiocruz foi a grande vencedora da categoria Ciências da Vida nos últimos três anos consecutivos. Em 2022, com o livro Vacinas, em 2021, com Uma História das Leishmanioses no Novo Mundo: fins do século XIX aos anos 1960, e em 2020, com Formulário Médico: manuscrito atribuído aos jesuítas e encontrado em uma arca da Igreja de São Francisco de Curitiba. Confira as matérias abaixo:

➡️ Livro Vacinas conquista o Prêmio Abeu

➡️ Uma historia das leishmanioses, livro da Editora Fiocruz, conquista o Prêmio Abeu 2021

➡️ Formulário Médico, livro da Editora Fiocruz, conquista o 6o Prêmio Abeu

 

Mais na web

Voltar ao topoVoltar