Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Início do conteúdo

OMS recomenda uso da vacina Oxford-AstraZeneca


11/02/2021

Por: Daniela Rangel (Agência Fiocruz de Notícias)

Compartilhar:

A Organização Mundial da Saúde (OMS), por meio do seu Comitê Consultivo de Vacinas Covid-19 (Sage, na sigla em inglês), formado por especialistas em imunização de todo o mundo, acaba de recomendar o uso da vacina Oxford-AstraZeneca, que, no Brasil, é produzida pela Fiocruz. O documento de recomendação destaca que o imunizante é extremamente eficaz e seguro.

Segundo o Comitê da OMS, a vacina deve ser usada em adultos acima de 18 anos, inclusive em idosos. Além disso, os especialistas reforçam a indicação demonstrada pelos testes da vacina de que um intervalo longo entre as duas doses, de oito a 12 semanas, aumentaria a sua eficácia.

A OMS recomenda o uso do imunizante inclusive para as novas variantes que vêm circulando no Brasil e em outros países, como a África do Sul. O documento enfatiza que a vacina previne os casos graves e as hospitalizações por Covid-19 e, por esta razão, deve ser utilizada independentemente de haver diferentes variantes do vírus circulando no local.

De acordo com os estudos publicados sobre a vacina Oxford-AstraZeneca, sua eficácia geral é de 82%. A Fiocruz recebeu um primeiro lote do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), no último dia 6/2, e iniciou a produção das vacinas no país. A previsão é que as doses iniciais produzidas no Brasil sejam entregues ao Ministério da Saúde no início de março.

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar