Início do conteúdo

Campanha “Se liga no Corona!” lança áudios e radionovelas sobre a vacinação


09/02/2021

Por: Nathalia Mendonça (Cooperação Social da Fiocruz)

Compartilhar:

Os novos materiais da campanha Se liga no Corona! abordam os protocolos do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 e respondem a dúvidas como: quais as possíveis reações naturais à vacina; se quem já teve a doença precisa tomar; sobre a orientação para gestantes e pessoas com alergias graves, entre outros. Os produtos são lançados no Dia Estadual de Mobilização pelo Enfrentamento da Pandemia nas Favelas (10/2) com objetivo de reforçar ações de informação, articulação e vigilância em saúde de base territorial visando o enfrentamento da Covid-19, seus efeitos e impactos nas favelas do Rio de Janeiro.

A nova leva de materiais sonoros pertencem à segunda fase da iniciativa, que tem o mote “Ainda não acabou!” e encoraja a continuidade das medidas de prevenção como uso de máscaras, lavagem constante de mãos com água e sabão, uso de álcool em gel e manutenção do distanciamento social como forma de frear o avanço da pandemia, mesmo com a produção e distribuição da vacina no país. 

Os roteiros foram produzidos em consonância com as orientações da Organização Mundial de Saúde, da Organização Pan-Americana da Saúde e do Ministério da Saúde, trazendo informações sobre os grupos prioritários iniciais, os documentos necessários e locais de vacinação. Os novos materiais estão disponíveis no Portal Fiocruz, Spotify e Soundcloud.

Se liga no corona
 

Sobre a campanha

A campanha de comunicação 'Se liga no Corona!' tem como foco a prevenção ao novo Coronavírus (Covid-19) considerando as condições de vida e habitação de populações em situação de vulnerabilidade socioambiental. Um dos focos principais da campanha é alcançar moradores e pessoas atuantes nas periferias brasileiras por meio do compartilhamento e circulação dos materiais nesses territórios. O conteúdo produzido é composto por radionovelas, spots para carros de som, peças gráficas, cards informativos e vídeos para mídias sociais e ficam disponíveis para download no Portal Fiocruz e no Maré Online.

A iniciativa é fruto da articulação entre a Fundação Oswaldo Cruz, Redes da Maré, Frente de Mobilização da Maré, Conselho Comunitário de Manguinhos, Conselho Gestor Intersetorial (CGI-Teias Manguinhos), Comissão de Agentes Comunitários de Saúde de Manguinhos (Comacs), Coletivo Favelas Contra o Coronavírus, Jornal Fala Manguinhos! e o sindicato dos trabalhadores da Fiocruz, Asfoc-SN.

Covid-19 nas favelas

Assista abaixo o vídeo que resume os principais resultados do 2° Boletim Socioepidemiológico Covid-19 nas favelas, publicação elaborada no âmbito da Sala de Situação Covid-19 nas Favelas do Observatório Covid-19 da Fiocruz.

Voltar ao topoVoltar