Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Lançamento do Doutorado Profissional em Saúde Pública marca os 69 anos da Fiocruz PE


29/08/2019

Por: Solange Argenta (Fiocruz Pernambuco)

Compartilhar:

Na próxima segunda-feira (2/9), o Instituto Aggeu Magalhães (IAM), unidade da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em Pernambuco, irá celebrar os seus 69 anos de existência. Para marcar a data, a instituição organizou uma programação enxuta, mas de grande impacto no dia-a-dia daqueles que fazem o IAM, bem como para toda a sociedade pernambucana. A presidente da Fiocruz, Nísia Trindade e o Governador do Estado de Pernambuco, Paulo Câmara, participarão do evento, firmando parcerias.

O dia começará com uma confraternização, num café-da-manhã oferecido a trabalhadores e alunos. Em seguida, após uma reforma que durou cerca de um ano, serão entregues um novo hall, acesso de pedestre e recepção, além das novas estruturas da quadra, biotério e almoxarifado. O laboratório de biossegurança nível 3 (NB3), além do reforço estrutural, também ganhou duas unidades refrigeradoras de líquidos (Chillers). Com os três primeiros itens (hall, acesso e recepção) foram gastos R$ 420.329,79 e com as novas estruturas foram investidos R$1.055.708,00.

A programação continua com o lançamento do Doutorado Profissional em Saúde Pública – o primeiro da Fiocruz nesta modalidade, cujo edital será lançado ainda no mês de setembro. Aprovado pela Capes, em dezembro de 2018, o curso tem caráter interdisciplinar e multiprofissional e seu objetivo é a formação de doutores na área de concentração da Gestão em Saúde. O curso tem cinco eixos temáticos. São eles: Gestão e Avaliação de Serviços de Saúde; Gestão da Vigilância em Saúde; Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde; e Gestão de Ciência e Tecnologia em Saúde.

Essa turma do doutorado profissional é fruto de uma parceria entre o IAM e a Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES/PE), em especial com a Secretaria-Executiva de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde, na figura da sua secretária, Ricarda Samara. Por isso, esta edição destina-se, exclusivamente, a capacitar servidores da SES/PE, portadores de títulos de mestre reconhecidos pelo Ministério da Educação e com vínculo empregatício nas áreas relacionadas às linhas de pesquisa do curso. Serão oferecidas 10 (dez) vagas e não existe oferta de bolsa para cursar o Doutorado Profissional em Saúde Pública. O financiamento das despesas para garantir a participação do aluno no curso será de responsabilidade da sua instituição de origem ou do próprio aluno.

Fechando a celebração pelos 69 anos do IAM, a presidente da Fiocruz Nísia Trindade falará aos trabalhadores do IAM sobre a atual conjuntura política do país para a saúde, ciência e tecnologia.

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar