Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Início do conteúdo

Inteligência artificial é tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia


16/10/2020

Fonte: COC/Fiocruz

Compartilhar:

O ano de 2020 vai ser lembrado como um ano diferente. Para Fundação Oswaldo Cruz, a comemoração dos 120 da instituição veio junto com o reforço do compromisso de salvar vidas e fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) no contexto de pandemia do novo coronavírus. Esse compromisso poderá ser percebido na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que acontecerá de 19 a 23 de outubro.

Em razão do distanciamento social, a programação será transmitida totalmente on-line pelas redes da Fiocruz e das instituições parceiras, a Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). “Nós estamos encarando com muito entusiasmo, é a construção de uma SNCT diferente e, sobretudo, inovadora, com bastante discussão sobre a importância da ciência para o presente e o futuro das nossas sociedades”, ressalta Cristiani Machado, vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz. 

A cerimônia de abertura contará com a presença da presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, e dos reitores das universidades parceiras, Ricardo Berbara, da UFRRJ, Denise Pires, da UFRJ, e João Carlos Salles, da UFBA. O tema da cerimônia será A importância da divulgação científica em tempos de pandemia, a ser realizada na terça-feira (20/10), às 10h.

Atividades ao vivo

Tomando como base o tema Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira, a programação está bastante diversificada. Serão quase dez atividades realizadas ao vivo por dia, entre entrevistas, painéis temáticos, rodas de conversa, jogos e shows.

O painel temático Perspectivas da inteligência artificial em medicina diagnóstica vai apresentar resultados de um websurvey prospectivo sobre uso de Inteligência Artificial (IA) em medicina diagnóstica na quarta-feira (21/10). A pesquisa é de setembro de 2020, com dados coletados na Web of Science.

Já no fim da semana, dia 23/10, a Fiocruz Piauí vai trazer uma abordagem regional na roda de conversa Inteligência Artificial Construindo o Futuro. Na roda, o debate será em torno de como a IA pode ser utilizada como ferramenta para a promoção da saúde nos estados do Piauí e do Maranhão.



Atividades gravadas

Também serão disponibilizadas nas redes atividades previamente gravadas, dos mais diferentes formatos. São jogos, mostras virtuais, minicursos, fameLabs, entre muitos outros tipos de programação, que poderão ser acessados no canal de YouTube da Fiocruz.

O objetivo do jogo digital Jovem Cientista Contra Epidemias é estimular o conhecimento sobre a história da saúde pública. O enredo aborda as ações de Oswaldo Cruz no combate às epidemias no Rio de Janeiro no início do século 20. Já o fameLab A vida do barbeiro vai mostrar, de forma lúdica, os aspectos da classificação entomológica e o ciclo de vida deste inseto, causador da doença de Chagas.

A SNCT 2020 na Fiocruz conta com a coordenação-geral da Presidência da Fiocruz, por meio da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (Vpeic), e a coordenação executiva fica a cargo de três unidades, a Casa de Oswaldo Cruz (COC), o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict) e o Instituto René Rachou (Fiocruz Minas).

A programação completa está disponível no site da SNCT 2020.

Voltar ao topoVoltar