Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Início do conteúdo

Plataforma virtual oferece apoio a educadores diante dos desafios da pandemia


13/10/2020

Por: Lucas Rocha (IOC/Fiocruz)

Compartilhar:

A pandemia de Covid-19 provocou mudanças significativas no campo da educação com o fechamento de escolas em todo o mundo. O distanciamento social como medida para evitar a disseminação do novo coronavírus levou instituições de ensino a adotarem, de forma emergencial, o formato de aulas remotas. Nesse contexto, educadores tiveram que buscar alternativas para se adaptar aos novos modelos de ensino enfrentando, ao mesmo tempo, fatores causadores de estresse como o desafio tecnológico, o medo do contágio e a sobrecarga de trabalho.

Diante desse cenário, pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) desenvolveram uma plataforma virtual para educadores que tem como objetivo minimizar os efeitos das mudanças por meio de apoios educacionais, psicológicos e de comunicação efetiva, no âmbito da fonoaudiologia. A iniciativa é coordenada pela pesquisadora Clélia Christina Mello Silva, do Laboratório de Avaliação e Promoção da Saúde Ambiental do IOC, e pelo chefe da Secretaria Acadêmica do IOC, Marcelo Camacho. "O suporte oferecido vai permitir a construção de novos conhecimento sistêmicos e desenvolvimento de habilidades e atitudes em promoção da saúde", destacou Clélia.

A 'Plataforma CHA para educadores' será hospedada no Campus Virtual Fiocruz. Além do suporte virtual, o ambiente contará com rodas de conversa, oficinas temáticas e cursos de curta duração. O lançamento do projeto será realizado online no dia 14/10, às 17h, pelo canal do IOC no Youtube.

Poderão participar da iniciativa educadores de todo o Brasil que estejam ativos em diferentes instituições e modalidades de ensino. As inscrições serão realizadas online e estarão disponíveis após a realização do evento.

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar