Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Início do conteúdo

Castelo da Fiocruz é iluminado em alusão ao Outubro Rosa

Fachada do castelo Fiocruz iluminado de rosa

14/10/2020

Por: Erika Farias (CCS/Fiocruz)

Compartilhar:

A partir desta terça-feira (13/10), o Castelo da Fiocruz será iluminado de rosa, em alusão ao Outubro Rosa, movimento internacional de conscientização sobre o controle do câncer de mama. A data, celebrada desde 1990, tem como objetivo proporcionar mais acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. A iluminação especial projetada no Castelo será mantida até domingo (18/10).

Além da iluminação, diversas ações marcarão o mês de conscientização. O Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz), que neste ano entrou com a transferência de tecnologia do Trastuzumabe, medicamento indicado para o tratamento do câncer de mama, programou uma série de ações internas e externas para contribuir para a conscientização da doença junto à sociedade.

No Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), a equipe da Coordenação Técnica e Diagnóstica de Farmácia irá circular pelo hospital com o objetivo de conscientizar a população, principalmente as mulheres que são atendidas no Instituto, sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. O IFF também realizou um evento virtual com este tema.

Durante as sextas-feiras do mês de outubro, o Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz) está divulgando informações importantes sobre o câncer de mama e sua prevenção. Na última semana de outubro será divulgado um vídeo com a nutricionista, líder do Núcleo de Alimentação, Saúde e Ambiente (Nasa) da Coordenação de Saúde do Trabalhador (CST/Cogepe), Wanessa Natividade, sobre a relação da alimentação saudável no combate ao câncer de mama. A partir da próxima semana, a fachada do INCQS também será iluminada de rosa.

No Instituto de Ciência e Tecnologia em Biomodelos (ICTB/Fiocruz), as campanhas de Outubro Rosa e Novembro azul serão unidas, a fim de sensibilizar os trabalhadores a respeito da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e próstata. Para isso, será promovida a palestra on-line Prevenção e diagnóstico do câncer de mama e de próstata em tempos de Covid-19. A data do evento ainda será informada.

A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), publicou uma matéria abordando o assunto publicada em seu portal e está organizando uma campanha em suas redes sociais. Já no Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos), foram produzidos materiais gráficos de comunicação interna com informações sobre hábitos saudáveis e a importância do autoexame, do acompanhamento médico e da realização da mamografia. Também estão sendo publicados posts nas redes sociais. No dia 16/10, será organizado o dia do rosa na unidade, para conscientizar e trabalhar a data com os profissionais.

O projeto Plataforma de Saberes: Promovendo o Cuidado em Tempos da Covid-19, do Laboratório de Pesquisa em Epidemiologia e Determinação Social da Saúde do Instituto nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI), vai lançar uma série de dez vídeos em homenagem ao Outubro Rosa. Fruto de uma parceria com o Clube das Amigas da Mama, a iniciativa apresentará diariamente um vídeo, de 22 a 31 de outubro, com depoimentos de mulheres que vivenciaram o diagnóstico e tratamento do câncer de mama.

Para falar da Importância da prevenção contra o câncer de mama, a Fiocruz Ceará realizará, no dia 22 de outubro, às 14h, uma palestra com o mastologista Antônio de Pádua Almeida Carneiro. Em Minas Gerais, no Instituto René Rachou (IRR/Fiocruz Minas), o Núcleo de Saúde do Trabalhador (Nust), em parceria com o Serviço de Gestão do Trabalho (SGT), está promovendo uma campanha interna com orientações sobre a prevenção do câncer de mama. Já no Instituto Gonçalo Moniz (Fiocruz Bahia), além da publicação de postagens com esclarecimentos sobre o tema nas redes sociais. a entrada da unidade foi iluminada de rosa.

Na Gerência Regional de Brasília (Gereb/Fiocruz Brasília), será promovida no dia 20, às 14h, uma roda de conversa virtual sobre o tema. O encontro marcará também o lançamento do Comitê Fernanda Miranda para a Conscientização, o Acolhimento e a Prevenção do Câncer de Mama (ComNanda), uma homenagem à jornalista e mestre em saúde pública, Fernanda Miranda, trabalhadora da Fiocruz Brasília que morreu em 2020 com câncer de mama metastático e deixou importantes lições sobre qualidade de vida, apesar dos desafios e momentos difíceis.

Canal Saúde levou o tema Outubro Rosa para a edição do telejornal Em Pauta na Saúde. Entre as coordenações, a Coordenação-Geral de Infraestrutura dos Campi (Cogic/Fiocruz) está divulgando internamente informativos on-line que sensibilizam as usuárias sobre a importância do exame.

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar