Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Instituições líderes debatem na Fiocruz o futuro da saúde


05/12/2019

Fonte: Agência Fiocruz de Notícias

Compartilhar:

O Fórum Oswaldo Cruz, que será realizado nesta sexta-feira (6/12), terá como tema Ciência, tecnologia e inovação para o acesso universal e constituirá um momento singular de reflexão sobre o presente em que se pretende fortalecer a centralidade da CT&I para uma concepção nacional de desenvolvimento e bem-estar social. Nesse momento se dará especial ênfase à importância da CT&I para o desenvolvimento, particularmente as universidades públicas, como suporte essencial de uma estratégia nacional baseada no conhecimento e nas necessidades da população e não apenas na extração de recursos naturais.

O futuro da saúde no Brasil será discutido em uma perspectiva abrangente, que envolve desde a quarta revolução tecnológica até o seu impacto no bem-estar e na dinâmica de inovação e do desenvolvimento baseado no conhecimento. Líderes de universidades, associações científicas e especialistas da Fiocruz debaterão com o público as perspectivas para formulação e proposições de estratégias para a saúde no contexto da Ciência, Tecnologia e da Inovação para os próximos anos. 

O evento de prospecção O futuro da saúde no Brasil, compromisso social da ciência terá como palestrante o neurocientista Sidarta Ribeiro, diretor do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que abordará o compromisso da ciência com a saúde e com o bem-estar, além de questões contemporâneas com enfoque transdisciplinar. Na sequência, a abordagem de Sidarta será sinérgica com a mesa de líderes de instituições de ciência, tecnologia e inovação que será coordenada pela presidente da Fiocruz, Nísia Trindade. Dentre os convidados estão a reitora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Denise Pires de Carvalho, o presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Ildeu de Castro Moreira, a presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), Gulnar Azevedo e Silva, a vice-reitora da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Teresa Dib Zambon Atvars. A relatoria será do coordenador das Ações de Prospecção da Presidência da Fiocruz, Carlos Grabois Gadelha. 

O público poderá participar de amplo debate e de um momento singular de reflexão sobre o presente, em que se pretende fortalecer a centralidade da CT&I nas estratégias para a saúde que gostaríamos de ter em um futuro próximo no Brasil. Além dos debates, o evento levará ao conhecimento do público acordos e cooperações entre a Fiocruz e instituições de C&T&I em prol da inovação, da geração de empregos e o desenvolvimento da saúde no Brasil. O evento será aberto e gratuito. Não é necessária realização de inscrição prévia. Para quem não estiver no Rio de Janeiro haverá transmissão online pela Rede Fiocruz. 

Programação

O futuro da saúde no Brasil, compromisso social da ciência
Data
: 6/12/2019
Local: Fiocruz Rio de Janeiro – Tenda da Ciência
Avenida Brasil 4.365 Manguinhos

9h - abertura
Nísia Trindade Lima, presidente da Fiocruz

9h30 -10h20 - palestra 
Sidarta Tollendal Gomes Ribeiro, neurocientista, diretor do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

10h30 - 12h30 - mesa-redonda e debate
Coordenação: Nísia Trindade Lima, presidente da Fiocruz
Denise Pires de Carvalho, reitora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Ildeu de Castro Moreira, presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)
Gulnar Azevedo e Silva, presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco)
Teresa Dib Zambon Atvars, vice-reitora da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
Relatoria-geral: Carlos Grabois Gadelha, coordenador das Ações de Prospecção da Presidência da Fiocruz

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar