Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Inscrições abertas para Qualificação Profissional sobre Princípios e Práticas de Vigilância em Saúde


27/07/2023

Fonte: Ensp/Fiocruz

Compartilhar:

Princípios e práticas de vigilância em saúde
A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz) abriu as inscrições para o Curso de Qualificação Profissional sobre Princípios e Práticas de Vigilância em Saúde 2023. O prazo para os interessados se candidatarem é 25 de agosto. A formação continuada traz os conceitos, métodos e práticas da Vigilância em Saúde, priorizando a Vigilância Epidemiológica, com foco na investigação e avaliação. Ao todo, 30 vagas estão disponíveis e os interessados em participar devem acessar a Plataforma SIGAEPS, onde também é possível acessar o edital do curso.

O curso possui carga horária total de 30 horas e será ofertado de maneira presencial, as segundas e quintas, na Ensp, das 9h às 12h30. O início do curso será em 2 de outubro e o término em 23 de novembro. 

Nesta formação continuada, o profissional vai conhecer os conceitos e fundamentos da Vigilância em Saúde e sua evolução na história e as lições dos grandes programas de erradicação de doenças. Além disso, vai reconhecer os diferentes tipos de Sistemas de Vigilância e aprender a planejar, executar e avaliar uma investigação epidemiológica de campo. Por fim, conhecerá os métodos utilizados na avaliação de sistemas de Vigilância em Saúde e os sistemas de informação da Vigilância em Saúde. 

O curso de Vigilância em Saúde era oferecido tradicionalmente no Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia e Saúde Pública da Ensp aos futuros doutores. Em 2022, pela primeira vez, ele foi adaptado para alcançar os profissionais de saúde de nível técnico. O intuito é que esses profissionais conheçam novos conceitos e experiências da Vigilância em Saúde. O curso é coordenado pelos pesquisadores do Departamento de Epidemiologia da Ensp, Fernando Verani e Célia Regina de Andrade.

A formação continuada é organizada pelo Demqs/Ensp e conta com a colaboração de docentes do Departamento de Endemias e do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador da Escola. A ampliação de sua oferta é uma estratégia para promover a popularização da ciência, com a inclusão dos profissionais de nível médio, que terão conhecimento de importantes conceitos da vigilância epidemiológica e poderão se atualizar.

 

Voltar ao topoVoltar