Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Radis de julho destaca novo arcabouço fiscal do SUS


25/07/2023

Fonte: Ensp/Fiocruz

Compartilhar:

A edição de julho (número 250) da revista Radis traz como reportagem principal uma análise sobre os novos rumos orçamentários do SUS. Com o iminente fim do teto de gastos, o texto discute o novo arcabouço fiscal, em tramitação no Congresso Nacional, e alerta para outras dificuldades e desafios que ainda se apresentam. O alívio financeiro coexiste com a pressão para aumentar o orçamento de políticas sociais, por exemplo. O economista Carlos Octávio Ocké-Reis, técnico de Planejamento e Pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), concorda com a visão de que o orçamento do SUS sofrerá novas pressões. A revista é vinculada à Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz).

A deputada federal Ana Pimentel (PT-MG), criadora da Frente Parlamentar em Defesa do Sistema Único de Saúde, discorre sobre a articulação para que Saúde e Educação não estivessem sob novo teto, ampliando seu financiamento. Somente no período de 2018 a 2022 o teto de gastos retirou R$ 70 bilhões do SUS.

A edição 250 também traz críticas e manifestações pela revogação do Novo Ensino Médio e aborda a invisibilidade do homem negro na vacinação contra a Covid-19. A publicação destaca ainda experiências que valorizam o parto natural e métodos integrativos, em reportagem sobre a Casa de Parto David Capistrano Filho, no Rio de Janeiro, e a inclusão de crianças com síndrome de Down, no cuidado integral da saúde, em atendimentos realizados no Ambulatório de Síndrome de Down da Uerj (Ambdown).

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar