Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

INCQS/Fiocruz mantém acreditação de ensaios Inmetro

Entrada do prédio do INCQS

31/05/2022

Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz)

Compartilhar:

O Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz) manteve o seu escopo de ensaios acreditados junto à Coordenação Geral de Acreditação (Cgcre) do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), após o processo de reavaliação. Acreditação é o reconhecimento formal da competência dos Organismos de Avaliação da Conformidade (OAC) para atenderem requisitos previamente definidos e realizar suas atividades com confiança. É uma ferramenta estabelecida em escala internacional para gerar confiança na atuação das organizações.

O processo acontece a cada dois anos e envolve visitas dos avaliadores, geração de relatórios e ações corretivas para o atendimento a não conformidades, se evidenciadas. São avaliados nessas visitas os ensaios relacionados ao escopo acreditado conforme os requisitos da norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017. No INCQS, esse processo foi gerenciado pela Vice-Diretoria de Gestão da Qualidade (VDQuali).

“A VDQuali considera sempre que as avaliações externas são um aprendizado para todos os envolvidos, pois se agrega conhecimento a partir da visão de cada um, tanto da equipe avaliada como da equipe avaliadora.”, declararam a vice-Diretora de Gestão da Qualidade, Tatiana Forti, e a responsável pela intermediação com a Cgcre para assuntos referentes a acreditações do INCQS e acompanhamento dos processos, Marise Hübner.  

Elas também destacaram a importância da manutenção do escopo de ensaios acreditados e o trabalho coletivo que resultou nesta conquista. “É muito bom ter o reconhecimento formal da maturidade do nosso sistema de gestão da Qualidade. O sucesso da avaliação só foi possível devido à participação de todas e todos, por isso agradecemos aos que contribuíram neste processo”.

A relação dos ensaios acreditados do INCQS/Fiocruz encontra-se no site do Inmetro.

Voltar ao topoVoltar