Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

INCQS celebra aniversário de 41 anos

Entrada do prédio do INCQS

09/09/2022

Maria Fernanda Romero (INCQS/Fiocruz)

Compartilhar:

No último dia 4 de setembro, o Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz), completou 41 anos de existência. Com isso, na próxima semana, a unidade contará com uma programação ampla para a primeira celebração presencial pós pandemia da Covid-19. Será uma semana de comemoração com palestras, Jornada Científica, música, bolo, e ainda um evento virtual sobre 'O Controle da Qualidade e a Agenda 2030', o Visa em Foco, com participações ilustres do setor.

O primeiro dia (12 de setembro, segunda-feira) contará com a palestra Saúde no Rio de Janeiro - Colônia, Império e República, com Milton Teixeira (professor, arquiteto, historiador e radialista). E o segundo dia (13 de setembro, terça-feira), será a palestra Propósito de vida e Talento no Trabalho, com Celso Morishita (administrador de empresas, mestre em Planejamento Estratégico, empresário do segmento de estruturação financeira de projetos, gestor e mentor empresarial espiritualista). Ambos os encontros serão realizados no auditório do instituto, com transmissão simultânea para o canal do INCQS no Youtube.

Na terça (13) e quarta-feira (14), os estudantes do Programa de Pós-Graduação em Vigilância Sanitária (PPGVS) do INCQS irão conduzir as apresentações da Jornada Científica, que acontecerão no hall do instituto. Serão apresentados cerca de 41 trabalhos (30 pôsters e 11 apresentações orais), envolvendo os alunos e alunas do Curso de Residência Multiprofissional em Saúde na Área de Vigilância Sanitária com Ênfase na Qualidade (R2 e R1), Especialização, Iniciação Científica e Estágio Curricular.

A programação de quinta-feira (15 de setembro), será remota, com a realização do encontro virtual Visa em Foco. O tema desta edição será O Controle da Qualidade e a Agenda 2030. O evento reunirá representantes da Estratégia Fiocruz para a Agenda 2030, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Vice-diretoria de Qualidade de Bio-Manguinhos e líderes do INCQS. Estes últimos trazendo ao debate a importância das vacinas e do controle da qualidade e os desafios para os laboratórios de Vigilância Sanitária para o alcance dos objetivos da Agenda 2030.

Na sexta-feira (16 de setembro), a parte da manhã, será de exposição das atividades da força de trabalho do INCQS no hall do instituto, e para encerrar as celebrações, às 14h, a Escola de Música de Manguinhos (Espaço Casa Viva RedeCCAP) realizará uma apresentação musical aos trabalhadores e trabalhadoras, seguido de corte de bolo comemorativo.

Segundo Antonio Eugenio de Almeida, diretor do INCQS, a expectativa para os eventos da próxima semana são altas e marca o retorno do instituto às atividades 100% presenciais após quase três anos de pandemia da Covid-19. "Teremos uma semana de muitas discussões interessantes, que prometem reflexões internas profundas no âmbito do trabalho e da saúde pública, além de diálogos importantes sobre a relação da Vigilância Sanitária com a Agenda 2030 (plano global da Organização das Nações Unidas - ONU - para atingirmos em 2030 um mundo melhor para todos os povos e nações), o nosso encontro virtual, Visa em Foco, que contará com participações de excelência do setor", afirma.

Os eventos são abertos ao público geral e não há necessidade de inscrição prévia. Além disso, todas as palestras contarão com intérprete de libras.

Acompanhe tudo também pelo canal do INCQS no youtube.

Confira a programação abaixo e participe!


 

Voltar ao topoVoltar