Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

VideoSaúde: programação de setembro homenageia pessoas com deficiência

Músicos cegos reunidos

08/09/2022

Fonte: Icict/Fiocruz

Compartilhar:

Setembro é o Mês Mundial do Alzheimer. São comemorados, também, o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, dia 21, e o Dia Nacional dos Surdos, dia 26. Pensando nisso, a programação da VideoSaúde alerta para o cuidado de idosos no vídeo Alzheimer: mudanças na comunicação e no comportamento. Destaca, ainda, a importância da inclusão de pessoas com deficiência exibindo o documentário Era um garoto que, como eu, amava os Beatles e os Rolling Stones e Dois mundos, que, delicadamente aborda a questão dos surdos e ensurdecidos. Em mais um episódio da série Covid-19 DivulgAção, relata uma possível sobrecarga no sistema de saúde devido à epidemia de dengue e pandemia de Covid-19. 

O Programa VideoSaúde vai ao ar toda segunda-feira, às 22h30, no Canal Saúde

5/9, segunda-feira, 22h30 - Alzheimer: mudanças na comunicação e no comportamento  (com Libras)

Com o objetivo de tentar esclarecer algumas das incertezas que cercam os familiares durante a evolução da doença de Alzheimer, este documentário apresenta informações básicas sobre mudanças na comunicação e no comportamento, que são os fatores de maior impacto e desestruturação familiar. 

Reprises: 
7/9, quarta-feira, às 22h30 
9/9, sexta-feira, às 22h30 
11/9, domingo, às 21h30 

12/9, segunda-feira, 22h30 - Caminhos da curadoria - IdeiaSUS | Curadoria em saúde - caminhos possíveis 
Caminhos da curadoria – IdeiaSUS 

A produção embarca numa viagem pelo Brasil apresentando projetos que explicam o que é atividade de curadoria em saúde e webconferências com participantes que atuam na área da saúde comentando a relevância da prática. 

Curadoria em saúde - caminhos possíveis 
O vídeo apresenta práticas de saúde desenvolvidas no SUS por uma rede colaborativa que quer promover, com suas ações, melhoria na qualidade de vida da população proporcionando inovação na relação de cuidado e atendimento. 

Reprises: 
14/9, quarta-feira, às 22h30 
16/9, sexta-feira, às 22h30 
18/9, domingo, às 21h30 

19/9, segunda-feira, 22h30 - Era um garoto que, como eu, amava os Beatles e os Rolling Stones
Um documentário sobre inclusão. Três jovens com deficiência encontram na música uma forma de expressão e interação social. Gabriel, Eduardo e Felipe curtem rock e, com a ajuda de um músico terapeuta e dois psicólogos, criam uma banda: Os Goiabeiras. 

Reprises: 
21/9, quarta-feira, às 22h30 
23/9, sexta-feira, às 22h30 
25/9, domingo, às 21h30 

26/9, segunda-feira, 22h30 - Dois Mundos | Causos 
Dois Mundos 

Para os surdos, existem dois mundos: o do silêncio e o do sonoro. O documentário Dois mundos trata sobre essa experiência dos surdos que transitam entre o som e o silêncio tentando reproduzir as sensações dos surdos sobre os sons. 

Causos 
Na Vila Dique, comunidade pobre situada na periferia de Porto alegre, 1.476 famílias estão prestes a serem removidas após 40 anos no local. O destino é um novo conjunto habitacional. Mas há medo das pessoas de saírem de suas casas, sair do entorno conhecido para um ambiente diferente onde não sabem se terão as mesmas condições estruturais – como transporte, hospital, escola - já conquistadas na Vila Dique.  

Reprises: 
28/9, quarta-feira, às 22h30 
30/9, sexta-feira, às 22h30 
01/10, domingo, às 21h30 

27/9, terça-feira, 23h - Programa VideoSaúde Especial -Trajetória de uma Missão | A dengue e a Covid-19 | Sala de situação – HCFAMEMA 
Trajetória de uma Missão 

A narrativa é apresentada por meio de relatos de migrantes, refugiados e servidores humanitários que estão no estado de Roraima e na cidade de Manaus, sonhando com um futuro melhor, mais acolhedor e trabalhando para dar oportunidade a milhares de cidadãos venezuelanos de reconstruírem suas vidas no Brasil. 

A dengue e a Covid-19
Uma epidemia de dengue pode agravar ainda mais a situação do sistema de saúde do país já sobrecarregado com os casos de Covid-19. A equipe de Covid-19 DivulgAÇÃO Científica conversou com a Camila Lorenz, pós-doutoranda em epidemiologia na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, para saber mais sobre o assunto. 

Sala de situação – HCFAMEMA 
Criado para definir as estratégias de ação do hospital conforme avança ou se altera o estágio da pandemia, o jogo simula as decisões que um gestor de hospital precisa tomar no planejamento para o enfrentamento da Covid-19. O gestor monitora o número de casos confirmados, o ambiente hospitalar e administra os recursos disponíveis para poder atender, adequadamente, os pacientes que necessitam de intervenção médica a fim de tratar os sintomas. Os jogadores precisam fazer o planejamento e a gestão de crise conforme faz a Sala de Situação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília (HCFAMEMA). 

Reprises: 
29/9, quinta-feira, às 23h

Voltar ao topoVoltar