Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz Mata Atlântica lança o documentário 'Doce Colônia'


12/06/2023

Isis Breves (Fiocruz Mata Atlântica)

Compartilhar:

Na Semana do Meio Ambiente (5 a 9 de junho), a Fiocruz Mata Atlântica lançou o documentário Doce Colônia que traz informações sobre a criação de abelhas na região da Colônia Juliano Moreira, em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. O filme é baseado em relatos, coletados desde meados da década de 1970 até o ano de 2023, de seis pessoas envolvidas afetivamente com a atividade. O objetivo do documentário é registrar a memória sobre esta prática, incentivar sua continuidade e a conservação destas espécies. 

“As abelhas cumprem um papel importante na polinização de plantas e podem ajudar na produtividade agrícola. As abelhas além de fornecer o mel, possuem a importante função de polinização no ecossistema e na produção de alimentos e devido ao uso de agrotóxicos, o desmatamento e as consequência das mudanças climáticas, sua sobrevivência está sendo fortemente impactada”, explica Andrea Vanini, coordenadora do Escritório Técnico de Gestão, Conservação e Restauração Ecológica da Fiocruz Mata Atlântica.  

Segundo a pesquisadora Sigrid Hoppe, quem coordenou as entrevistas para a elaboração do documentário, “é importante valorizar os criadores de abelha pois além de ser uma fonte de renda para as comunidades locais, eles estão contribuindo para a preservação do meio ambiente. A partir desses relatos, podemos sensibilizar a importância dessa atividade e, mostrar e manter a memória da Colônia Juliano Moreira viva. Sr. Altino foi o precursor da atividade na região, com início na década de 70 até a década de 90, quando veio falecer, mas deixou um legado de outras famílias que continuaram a atividade na região”. 

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar