Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz e MAM disponibilizam acervos em vídeo para o público

01/06/2021

Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (Obsma)

Compartilhar:

O audiovisual tem se firmado como recurso pedagógico, paradidático e lúdico para ações de ensino, educação, cidadania e mobilização, possibilitando uma comunicação direta por usar uma linguagem que atinge várias camadas da população. E durante a pandemia sua importância cresce ainda mais como opções de atividades, com materiais qualificados, que abrem oportunidades como recurso de educação e reflexão, com ampliação do debate. A Olimpíada de Saúde e Meio Ambiente, neste sentido, vem estreitando a parceria com a VideoSaúde Distribuidora Fiocruz, que, por sua vez, está junto à Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM). Alunos, professores e escolas podem se cadastrar para ter acesso aos acervos da VídeoSaúde da Fiocruz e da Cinemateca do MAM. Eles estão totalmente abertos para serem usados em debate com alunos ou em quaisquer outras atividades. Estão disponíveis vários títulos que podem ajudar em atividades remotas, neste momento de pandemia.


Cena do documentário "Chapada do Apodi, morte e vida"

A VídeoSaúde Distribuidora Fiocruz é um polo de guarda, produção e disseminação de materiais audiovisuais em saúde, que tem a missão compartilhar conhecimento. Coordenada pelo Instituto de Comunicação e Informação Cientifica e Tecnológica em Saúde (Icict), atua na pesquisa, captação, catalogação, tratamento, produção, fomento e distribuição de audiovisuais sobre saúde, de forma a contribuir para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e a melhoria das condições de vida e saúde da população brasileira. Seu acervo, composto por 7.967 títulos, entre produções próprias e com parceiros institucionais, além de aquisições de instituições públicas e privadas e produtores independentes, está disponível para consulta e aquisição de usuários que se cadastrarem, podendo ser organismos e instituições do SUS, entidades privadas, escolas, estudantes, organizações não governamentais e comunitárias, além de usuários individuais.

A Cinemateca do MAM é um dos espaços mais consagrados de exibição de filmes da cinematografia brasileira. Como um dos mais importantes arquivos audiovisuais da América Latina, possui hoje várias coleções de filmes, incluindo o filme brasileiro mais antigo preservado, Reminiscências, de Aristides Junqueira, cujas imagens remontam a 1909. São mais de 7 mil títulos em 35mm e 16mm, e cerca de 60 mil em base videomagnética analógica e digital e em mídias óticas, o que é complementado pela maior coleção documental sobre cinema do país, com quase 3 milhões de itens. Como entidade cultural pulsante e mantendo o compromisso da instituição-mãe com a difusão democrática e acessível da cultura a amplas parcelas da população carioca e brasileira, a Cinemateca oferece agora uma parte deste imenso tesouro através de sítio de web, uma interface viva com a história do cinema e com o momento presente.

Desta parceria, em maio, quando a VideoSaúde completou 33 anos, foi realizada uma Mostra, apresentando sessão especial, no canal online da Cinemateca, com dois documentários que buscam pensar a relação entre saúde e ambiente. As obras de Tiago Carvalho, Chapada do Apodi, morte e vida, e Beto Novaes, O diagnóstico, expressam a importância da preservação ambiental, novas formas de relação com a terra e o solo, participação coletiva e o controle de agrotóxicos como fatores fundamentais de promoção da saúde.

Existe ainda a possibilidade de promover discussões com os próprios diretores, os pesquisadores que desenvolveram os argumentos dos filmes, para que os alunos perceberem como é que se desenvolve este trabalho. Ou, até mesmo, convidar especialistas da Fiocruz pra participar de atividades com as escolas, alunos e professores. “Sugiram! Conheçam o acervo da VídeoSaúde da Fiocruz e da Cinemateca do MAM, e sugiram atividades que a gente vai fazer o possível para viabilizar”, conclui o editor executivo selo Fiocruz Vídeo, documentarista e coordenador do Neavs/Fiocruz, Wagner Oliveira.

Para acessar o catálogo da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz clique aqui. Para saber mais acesse aqui.

Para se cadastrar escreva para videosaude@icict.fiocruz.br

Youtube https://www.youtube.com/user/VIDEOSAUDEFIO

Facebook @videosaudefiocruz

Instagram @videosaude_distribuidora

Para ter acesso ao catálogo da Cinemateca do MAM entre aqui.

Vimeo https://vimeo.com/channels/cinematecadomam

Facebook https://www.facebook.com/Cinemateca-do-MAM-141561322575757

Instagram @cinematecamam

Voltar ao topoVoltar