Início do conteúdo

Programação de junho da VideoSaúde destaca reciclagem, Covid-19 e imigração


01/06/2021

Fonte: Icict/Fiocruz

Compartilhar:

Trazendo os possíveis caminhos percorridos por uma folha de papel no momento em que é descartada até o seu destino final, Que se lixe o lixo! vem na programação do mês de junho para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06), reforçando a importância da reciclagem. Com o aumento de casos do novo coronavírus e a nova variante que chegou ao Brasil, a VideoSaúde traz mais olhares sobre a doença apresentando a criação de redes de cuidado e apoio remoto em psicologia, práticas integrativas e bem-estar para profissionais de saúde que atuam na linha de frente; o processo de produção de medicamentos e as fake news envolvendo 5G e a Covid-19. E ainda, a rotina dos entregadores e motoristas de aplicativos e a problematização e reflexão sobre as atividades desses trabalhadores que têm sido tão importantes durante a pandemia.

O Programa Especial VideoSaúde exibe no final do mês o documentário Hermanos, o Brasil na resposta humanitária à crise venezuelana, que traz relatos de imigrantes, refugiados e integrantes da Operação Acolhida.

O Programa VideoSaúde vai ao ar toda segunda-feira, às 22h30, no Canal Saúde.

07/06, segunda-feira, 22h30 | Que se lixe o lixo

O documentário conta duas trajetórias possíveis para uma folha de papel. Na primeira, a folha é descartada sem separação, não passa por coleta nem recebe destinação adequada e termina em uma vala junto com diversos outros tipos de resíduos que não deveriam estar ali. Na segunda, a folha de papel passa por outra trajetória onde existe uma gestão adequada dos resíduos e sua destinação final surpreende e encanta ao público.

Reprises:

09/06, quarta, às 22h30
11/06, sexta, às 22h30
13/06, domingo, às 21h30

14/06, segunda-feira, 22h30 | Rede Cuidar: narrativas de um projeto colaborativo

O vídeo apresenta a criação e funcionamento da Rede Cuidar Enfermagem durante os primeiros meses de pandemia no Brasil, que depois se transformou em Rede Cuidar Saúde. O projeto foi criado em Pernambuco visando apoio remoto em psicologia e práticas integrativas e complementares em saúde a profissionais que estão na linha de frente dos hospitais e unidades de saúde.

Reprises:

16/06, quarta, às 22h30
18/06, sexta, às 22h30
20/06, domingo, às 21h30

21/06, segunda-feira, 22h30 | Coronavirus - Saúde mental para quem está na linha de frente | Remédios para a Covid-19: quais são os desafios? | Coronavírus e 5G...TEM A VER?

'Coronavirus - Saúde mental para quem está na linha de frente'
A TV Unicamp entrevista Renata Azevedo, chefe do Departamento de Psicologia Médica e Psiquiatria da Unicamp. A psiquiatra relata as ações voltadas para o bem-estar e apoio de saúde mental disponíveis aos profissionais de saúde que cuidam de pacientes com Covid-19 e que são expostos a riscos e pressões no enfrentamento da pandemia.

'Remédios para a Covid-19: quais são os desafios?'
A equipe de Covid-19 DivulgAÇÃO Científica entrevistou Eliezer Barreiro, coordenador do Instituto Nacional de Fármacos e Medicamentos, onde explica a necessidade do trabalho de pesquisa com profissionais de diferentes áreas da ciência até um medicamento chegar às farmácias.

'Coronavírus e 5G...TEM A VER?'
Com a propagação das fake news em torno da relação do vírus com o 5G, o vídeo desmistifica e explica o porquê de não estarem relacionados.

Reprises:

23/06, quarta, às 22h30
25/06, sexta, às 22h30
27/06, domingo, às 21h30

28/06, segunda-feira, 22h30 | Trajetos e trajetórias invisíveis na cidade  

O documentário traz depoimentos de entregadores e motoristas de aplicativos sobre o cotidiano, saúde, segurança e os processos de coletivização das atividades de trabalho e da organização desses trabalhadores. O filme faz parte do projeto de pesquisa e extensão “Saúde e direitos dos trabalhadores em tempos de plataformas digitais: um olhar sobre a atividade” realizado em parceria entre a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fioruz), a UFRJ e a UFF.

Reprises:

30/06, quarta, às 22h30
02/07, sexta, às 22h30
04/07, domingo, às 21h30

29/06, terça-feira, 23h | Hermanos, o Brasil na resposta humanitária à crise venezuelana

Em resposta à crise venezuelana, foi gravado pela Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI), de janeiro a fevereiro de 2020, um documnetário sobre a força-tarefa humanitária que acolhe milhares de venezuelanos nas fronteiras com o Brasil.

Reprise: 01/07, quinta-feira, às 23h

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar