Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz e Ipea promovem o lançamento do livro 'Doenças crônicas e longevidade'


17/04/2023

Luciana Conti (Saúde Amanhã)

Compartilhar:

O livro digital Doenças crônicas e longevidade: desafios para o futuro, editado pela Iniciativa de Prospecção Estratégica Saúde Amanhã e publicado pelo selo Edições Livres, do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), será lançado nesta quarta-feira (19/4), em seminário na Fiocruz. O evento foi organizado conjuntamente pela Estratégia Fiocruz para a Agenda 2030, por meio da Iniciativa de Prospecção Estratégica Saúde Amanhã, e pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), por meio da Coordenação de Estudos e Pesquisas em Saúde da Diretoria de Estudos e Políticas Sociais. A abertura do evento contará com a participação da presidente do Ipea, Luciana Mendes Santos Servo, coautora de um dos capítulos do livro. Compõem a mesa o coordenador-executivo da Estratégia Fiocruz para a Agenda 2030 e ex-presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, a vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz, Cristiani Vieira Machado, e o diretor do Icict, Rodrigo Murtinho.

O livro, organizado pelos coordenadores da Iniciativa Saúde Amanhã, José Carvalho de Noronha e Leonardo Castro, e por Paulo Gadelha, tem origem no seminário homônimo realizado em 25 e 26 de abril de 2022, no qual os autores apresentaram versões preliminares dos trabalhos ora publicados. A coletânea reúne especialistas renomados e com ampla expertise sobre a temática do envelhecimento, tratada na obra de forma abrangente e inovadora, considerando seus diversos aspectos. Os artigos incorporam importantes reflexões sobre o futuro do modelo assistencial para a atenção aos idosos e sobre a “economia da longevidade”, como possível resposta ao envelhecimento populacional no Brasil, trazendo estudos acurados de projeção da demanda e de custos de instituições de longa permanência e do gasto em saúde no Brasil ao longo do ciclo de vida, considerando o horizonte temporal de 2040.

Após a apresentação da obra por autores e os organizadores, o seminário prossegue com a apresentação do estudo inédito Financiamento e consumo de saúde no Brasil: concentrado e heterogêneo, do diretor do Departamento de Desenvolvimento Institucional do Ipea, Fernando Gaiger Silveira, em coautoria com Lucas Di Candia, seguido de debate com a participação da presidente do Ipea, Luciana Mendes Santos Servo, da diretora do Departamento de Economia da Saúde, Investimento e Desempenho do Ministério da Saúde, Erika Aragão, e da pesquisadora da  Escola Nacional de Saúde Pública/ Fiocruz Maria Angelica Borges dos Santos. 

O livro, o quinto lançado pela Iniciativa Saúde Amanhã, com o selo Edições Livres do Icict, será disponibilizado para download gratuito no site Porto Livre, portal de livros em acesso aberto da Fiocruz. O evento será presencial e contará com transmissão ao vivo pelo canal da VideoSaúde - Distribuidora da Fiocruz, no Youtube.

Programação 

14h às 14h20 – abertura
Luciana Mendes Santos Servo, presidente do Ipea
Cristiani Vieira Machado, vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz
Paulo Gadelha, coordenador da Estratégia Fiocruz para a Agenda 2030 e ex-presidente da Fiocruz
Rodrigo Murtinho, diretor do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Fiocruz)

14h20 às 15h – lançamento do livro Doenças crônicas e longevidade: desafios para o futuro
Ana Amélia Camarano, pesquisadora do Ipea e coautora do livro
Dalia Elena Romero, pesquisadora do Icict (Fiocruz) e coautora do livro
Luciana Mendes Santos Servo, presidente do Ipea e coautora do livro
Paulo Gadelha, coordenador da Estratégia Fiocruz para a Agenda 2030 e coorganizador do livro
José Carvalho de Noronha, coordenador adjunto da Iniciativa Saúde Amanhã (Fiocruz) e coorganizador do livro

15h às 17h – apresentação do estudo Financiamento e consumo de saúde no Brasil: concentrado e heterogêneo
Palestrante: Fernando Gaiger Silveira, diretor do Departamento de Desenvolvimento Institucional do Ipea e coautor do livro
Debatedoras: Luciana Mendes Santos Servo, presidente do IPEA e coautora do livro. Erika Aragão, diretora do Departamento de Economia da Saúde, Investimento e Desempenho do Ministério da Saúde, Maria Angelica Borges dos Santos, Escola Nacional de Saúde Pública (Fiocruz)

Serviço

Data: 19 de abril de 2023
Horário: 14h às 17h
Local: Sala Multimídia Pauliran Freitas (2º andar), no Instituto de Comunicação e Informação em Saúde (Icict). Pavilhão Haity Moussatché (Biblioteca de Manguinhos), campus da Fiocruz
Transmissão ao vivo pelo canal da VideoSaúde no Youtube
Mais informações com Luciana Conti, coordenadora de Comunicação da Iniciativa Saúde Amanhã, pelo telefone 21 98122-2262 ou pelo e-mail luconti2@gmail.com

Voltar ao topoVoltar