Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Programa Nacional de Segurança do Paciente completa 10 anos


13/04/2023

Fonte: INI/Fiocruz

Compartilhar:

Card com ilustrações com vários tipos de profissionais de saúde, como médicos, médicas, enfermeiros, enfermeiras e auxiliares de enfermagem.
Este ano marca os 10 anos de lançamento do Programa Nacional de Segurança do Paciente. Criado por meio da Portaria MS/GM nº 529, de 1° de abril de 2013, o programa tem como objetivo contribuir para a qualificação do cuidado em saúde em todos os estabelecimentos de saúde do território nacional, por meio da implantação de protocolos, vigilância, monitoramento e construção de indicadores voltados à segurança do paciente. Com isso, o mês de abril é marcado como o mês da Segurança do Paciente.

No mesmo ano de criação do Programa (2013), o Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz) criou o seu Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), atualmente chefiado por Sheila RC Borges, Farmacêutica (UFRJ) e Mestre em Pesquisa Clínica em Doenças Infecciosas (INI/ Fiocruz).

As atividades do Núcleo são voltadas para a implementação de medidas destinadas à segurança do paciente, garantido ao INI a menção de alta conformidade relacionada às Práticas de Segurança do Paciente, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), ao longo do período. 

O NSP/INI atua na rotina diária de assistência promovendo ações e orientações voltadas diretamente à redução dos riscos, além de articular atividades envolvendo as diferentes áreas do Instituto na busca por um cuidado seguro em saúde.  

Neste momento comemorativo, é fundamental reforçar o compromisso do INI com a Segurança do paciente e continuar trabalhando em prol da melhoria contínua da qualidade da assistência à saúde. Juntos, pacientes, profissionais de saúde e gestores públicos podemos construir um sistema de saúde mais seguro e humanizado, que valorize a vida e o bem-estar de todos os usuários.

Voltar ao topoVoltar