Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz celebra Semana Nacional de Museus

Convite com data e horário das atividades

07/05/2018

Fonte: Museu da Vida/Fiocruz

Compartilhar:

A internet, como sabemos, mudou as relações humanas e digitais. Ela oferece muitas oportunidades, mas também muitos desafios. Como ela está sempre mudando e novidades surgem de forma rápida, os museus precisam ficar atentos para continuar interagindo com seus públicos de forma responsável e inovadora. Na 16ª Semana Nacional de Museus, que no Museu da Vida acontecerá de 14 a 19 de maio, o tema Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos convida os visitantes a uma reflexão sobre o tema.

Além de curtir as atividades, o Museu da Vida convida os visitantes a registrarem seus momentos na Fiocruz com as hashtags #semanamuseus2018 e #partiumuseudavida. Todas as atividades da programação mensal do MV estarão acontecendo normalmente; outras especiais, detalhadas abaixo, vão animar a semana.

Roda de Conversa Ações educativas acessíveis: conexões necessárias e significativas

Local: sala de vídeo
Vagas: 15 lugares
14 de maio, de 9h30 às 12h
Inscrições pelo e-mail seducs.mv@gmail.com, até 9 de maio
O encontro tem como objetivo construir um espaço de interlocução para profissionais interessados na acessibilidade em espaços museais e novos públicos.

Lançamento Wi-Fi Museu da Vida

O Museu da Vida vai ficar ainda mais conectado com seu público e a divulgação científica por meio da nova rede Wi-fi! Disponível no Centro de Recepção, no Parque da Ciência e na Pirâmide, a ideia é que os visitantes compartilhem em tempo real seus momentos e experiências. Para acessar a rede é simples: basta realizar a autenticação utilizando o Facebook. Já os visitantes que não possuem conta na rede social devem fazer o login a partir de registro online.

Oficina ASCII: uma questão de código!

Local: Parque da Ciência
De 15 a 18 de maio
Horário: Confirme o horário no número (21) 2590-6747.
Faixa etária: a partir de dez anos
Nos anos de 1960, o código ASCII foi adotado como código padrão para a troca de mensagens em computadores. ASCII é a sigla para Padrão Americano de Código para Troca de Informações (na tradução em português). Conhecer o ASCII é uma estratégia educativa para refletirmos juntos sobre as tecnologias digitais, desvendando suas origens e realizando uma viagem no tempo.

Mostra Insetos ilustrados

Local: Castelo Mourisco
Idade: a partir de 5 anos
Temporada: até 31 de julho
De terça a sexta, de 9h às 16h30 | Sábados, de 10h às 16h
Quase toda criança gosta de desenhar. E muitos cientistas também. Para os pesquisadores que estudam a natureza, o desenho é uma ferramenta valiosa de trabalho. Ele permite representar, com muitos detalhes, animais e plantas, por exemplo. A ilustração científica e a entomologia são tema desta exposição da Fiocruz e da Folguedo, em parceria com o Museu da Vida e outras unidades da Fundação. A mostra conta com audiodescrição, vídeos e painéis na Língua Brasileira de Sinais e, mediante agendamento no número (21) 2590-6747, visita guiada com intérprete de Libras.

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar