02/06/2022
OTSS/Fiocruz
Em articulação com a Vice Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS/Fiocruz), o curso Saúde em Territórios Tradicionais: Tecnologias Sociais em Agroecologia é fruto de uma parceria entre a Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp/Fiocruz) e o Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina (OTSS), uma aliança entre a Fiocruz e o Fórum de Comunidades Tradicionais de Angra dos Reis, Paraty e Ubatuba (FCT). As inscrições estão abertas até o dia 1º de julho. Previsto para ocorrer entre setembro e dezembro de 2022, o curso visa formar e integrar trabalhadores da área da saúde e representantes da sociedade civil que trabalhem na relação entre saúde e agroecologia no contexto de povos e comunidades tradicionais.
Os alunos participarão de visitas técnicas guiadas, aulas práticas e de mutirão para a reaplicação de tecnologias sociais de agroecologia (foto: Eduardo Napoli, OTSS/Fiocruz)
O curso tem 90 vagas e duração total de 100 horas divididas em quatro módulos à distância e um momento presencial ao final, a ser realizado na sede do OTSS, em Paraty (RJ). Durante o momento presencial, com duração de 5 dias (30 horas), os alunos participarão de visitas técnicas guiadas, aulas práticas e de mutirão para a reaplicação de tecnologias sociais de agroecologia considerando as metodologias desenvolvidas no contexto de comunidades tradicionais.
Já os conteúdos programáticos, as reflexões críticas e os exercícios do curso seguem um ciclo de aprendizagem composto por quatro módulos que serão abordados de maneira articulada. As sessões temáticas estão organizadas partindo da ótica da determinação social da saúde e da vida, seus aspectos políticos e intersetoriais, sua visão global dentro da Agenda 2030 e sua aplicabilidade local em territórios por meio de ferramentas participativas e tecnologias sociais apropriadas.
Mais em outros sítios da Fiocruz