Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Ensp/Fiocruz fortalece parceria com Escola de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa


05/05/2023

Danielle Monteiro (Ensp/Fiocruz)

Compartilhar:


A Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp/Fiocruz) e a Escola de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa, de Portugal, vão somar esforços para desenvolver parcerias em algumas das áreas de pesquisa e ensino recém pactuadas entre ambas as instituições. As Escolas de Saúde Pública dos dois países também atuarão na retomada da agenda da Rede de Escolas de Saúde Pública da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), coordenada pelas duas Escolas. As colaborações foram discutidas em reunião entre o presidente da Fiocruz, Mario Moreira, o diretor da Ensp, Marco Menezes, o vice-diretor da Escola de Governo em Saúde da Ensp (VDEGS), Eduardo Melo, e o vice-diretor da Ensp-NOVA, Rui Santana, em 26 de abril, em Portugal.

Entre as ações bilaterais de cooperação acordadas na ocasião, estão a oferta de disciplinas e cursos internacionais de verão e inverno, a prospecção de pesquisas de interesse comum e a participação consorciada em editais da União Europeia. Parte dos temas-alvo coincidirão com os da Carta de Intenções assinada dias antes entre os Ministérios da Saúde dos dois países, tais como saúde digital; emergências sanitárias; formação em saúde; atenção primária e acesso integral à saúde; one health, entre outros. “Para concretizar essas iniciativas, vamos trabalhar com pontos focais de cada tema e definir um novo plano de trabalho dessa relação bilateral”, adianta o vice-diretor da Escola de Governo em Saúde da Ensp. Segundo Melo, o encontro surgiu a partir da necessidade de estabelecer um novo plano de trabalho específico entre as duas instituições: “Já existe um acordo de cooperação mais amplo da Fiocruz com a Universidade Nova de Lisboa e ações relevantes entre as duas Escolas vêm sendo realizadas há algum tempo, mas o plano de trabalho entre a Ensp e a Escola Nacional de Saúde Pública da instituição portuguesa já não estava vigorando, sendo preciso atualizá-lo”.

Para a retomada da Rede de Escolas de Saúde Pública da CPLP, segundo Melo, avalia-se realizar, em breve, uma atividade com as Escolas e outras instituições integrantes. “Com isso, faremos um mapeamento atual da situação e das necessidades dos sistemas de saúde e das Escolas integrantes da Rede para, em seguida, construirmos um plano de trabalho conjunto, com o apoio do Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocruz) e do Departamento de Cooperação da CPLP, e em sintonia com o Plano Estratégico de Saúde da CPLP recém aprovado pelos Ministérios da Saúde dos países-membros”, afirma.

Ainda durante a visita ao país ibérico, a Ensp acompanhou uma reunião da presidência da Fiocruz com o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA/Portugal). Na ocasião ficou acordado que a Fundação e a entidade portuguesa vão mapear, cada uma, prioridades para cooperação em suas respectivas unidades e áreas de atuação, como vigilância epidemiológica; doenças tropicais; vigilância genômica; alimentação e nutrição; entre outras.

Os dois encontros se deram na mesma semana da missão do governo brasileiro a Portugal, da qual a Fiocruz participou. Segundo Melo, a retomada recente da relação mais geral entre Brasil e Portugal deve fortalecer as cooperações da Fiocruz com as instituições portuguesas.

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar