Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Divulgada a programação de novembro da VideoSaúde


04/11/2019

Fonte: Icict/Fiocruz

Compartilhar:

Neste mês de novembro, a VideoSaúde vai exibir algumas produções audiovisuais que fizeram parte da VI Mostra VideoSaúde. A cerimônia de premiação aconteceu no dia 24 de outubro, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia realizada na Fiocruz.Todos os filmes inscritos passarão a compor o acervo audiovisual da VideoSaúde e, disponibilizados em variadas estratégias de difusão. 

Começaremos a programação com o filme Simbiose, vencedor do prêmio de melhor média-metragem, que conta a história da parteira, pernambucana, Maria dos Prazeres de Souza. Outro filme premiado, incluído na programação, é Diálogos entre saberes e sistemas de cura que ganhou uma das indicações de menção honrosa do júri. Destaca o projeto Xingu na produção do conhecimento voltada para o campo da saúde indígena.

O filme Perfil: Guido Carlos Levi, premiado como melhor curta-metragem, busca esclarecer os benefícios das vacinas e fala da recusa à vacinação no Brasil. O segundo premiado com menção honrosa é A Beleza do crepúsculo, que aborda o envelhecimento através da fala de alguns dos moradores do Morro do Dendê, no Rio de Janeiro.

O curta Corações paraibanos, que traz a trajetória da Rede de Cardiologia Pediátrica da Paraíba no atendimento a seus pacientes, recebeu o prêmio júri popular. Já o filme Plantão Judiciário, também integrante da VI Mostra, registra a rotina de pessoas à procura do plantão judiciário, do Rio de Janeiro, para conseguir atendimento médico.

O filme Brasil aqui tem SUS – Perus registra o trabalho realizado com jovens no município de Perus, São Paulo, envolvendo-os em atividades como a dança. Finalizando a programação especial, o documentário Mboraihu - o espírito que nos une com saberes e práticas indígenas.

O Programa VideoSaúde vai ao ar às 22h30, segundas-feiras pelo Canal Saúde, com diferentes reprises ao longo do mês.  Acesse o site do Icict para mais informações.

Voltar ao topoVoltar