Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Inscrições abertas para o segundo Hackathon em Saúde


23/10/2019

Fonte: Icict/Fiocruz

Compartilhar:

Como a tecnologia pode contribuir para o Sistema Único de Saúde e o bem-estar da população? Com essa pergunta em mente, estudantes, desenvolvedores, programadores, designers e profissionais de outras áreas vão se reunir no segundo Hackathon em Saúde, maratona de desenvolvimento tecnológico que acontece nos dias 30/11 e 1/12, na Fundação Oswaldo Cruz, no bairro carioca de Manguinhos. Durante dois dias, eles vão integrar uma disputa onde os vencedores terão a chance de ver suas ideias tornadas realidade. 

As inscrições estão abertas, entre 16/10 e 10/11. Durante a maratona, eles irão compor equipes em busca de soluções que possam aperfeiçoar processos ou resolver desafios vividos no cotidiano do Sistema Único de Saúde, o SUS. Para isso, vão produzir protótipos originais e inovadores para quatro temas diferentes, que já foram selecionados numa etapa anterior, a partir de um edital interno. Mas esses temas só serão divulgados quando o edital do evento for publicado – uma medida de segurança para garantir o ineditismo do que será produzido.

Ao fim da maratona, o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) irá contemplar os vencedores com todo o suporte necessário para que os protótipos sejam desenvolvidos e tornem-se aplicativos, que depois estarão disponíveis para a população e para gestores e profissionais de saúde. 

“As equipes vencedoras vão receber diversos subsídios, como a oportunidade de uso de um espaço físico, bolsas e apoio administrativo, para que possam desenvolver os protótipos. Os ganhadores também serão convidados a ministrar oficinas sobre o uso de tecnologias para jovens das comunidades do entorno da Fiocruz”, detalha o coordenador do Hackathon, Ricardo Dantas. 

O Hackathon em Saúde

Concebido como uma maratona de programação para soluções no campo da saúde pública, o Hackathon foi realizado pela primeira vez na Fiocruz em 2016. O evento gerou protótipos de aplicativos móveis para seis iniciativas institucionais: Rede Global de Bancos de Leite Humano, Monitoramento e Controle de Vetores, Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Primeira Infância, Circuito Saudável, Acesso Aberto e Museu da Vida. Essa primeira edição da maratona reuniu 60 participantes, divididos em 13 equipes.

“O Hackathon tem uma grande importância para nós do Icict, para a Fiocruz e para todo o SUS, pois lança mão de um processo lúdico para vislumbrar soluções em prol de políticas públicas da área da saúde”, destaca Rodrigo Murtinho, diretor do Icict. Ele ressalta que a participação do público jovem oferece perspectivas renovadas ante desafios cotidianos. “Os jovens dispõem de um tipo de pensamento inovador e criativo que é capaz de trazer elementos novos na busca por soluções, tornando a tecnologia uma aliada do dia a dia”, completa.

O Hackathon em Saúde 2019 é apresentado pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS. 

Hackathon em Saúde 2019
Inscrições
: 16/10 a 10/11
Data do evento: 30/11 e 01/12
Acesse o regulamento e cadastro para inscrição no site do Hackathon em Saúde 


 

Voltar ao topoVoltar