Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Debates civilizacionais e histórias globais são temas do 4º Curso de Inverno da COC

Desenho de um homem da idade antiga comendo carne crua

12/06/2019

Fonte: COC/Fiocruz

Compartilhar:

Explorar como as ideias de “civilização” repercutiram nas conformações das ciências e da saúde, relacionando o “meio” e os “saberes” na formulação de diferentes respostas e projetos de futuro. Este é o objetivo da 4ª edição do Curso de Inverno da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), que será realizado entre os dias 22 e 26 de julho, no Centro de Documentação e História da Saúde (CDHS), em Manguinhos (RJ).

Voltado para graduandos e pós-graduandos em Ciências Humanas, Sociais e da Saúde, o curso gratuito está com as inscrições abertas e oferece 65 vagas, preenchidas segundo a ordem de inscrição. Os pré-requisitos para a participação são uma Carta de Interesse e um CV Lattes. As aulas serão oferecidas entre 13h30 e 17h e as inscrições devem ser realizadas no Campus Virtual da Fiocruz.

Com a participação de professores do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde (PPGHCS) e de convidados, o 4º Curso de Inverno discutirá a escalada da crise de civilização em nossa contemporaneidade e os novos desafios para o entendimento sobre os destinos coletivos. Como parte constitutiva das diferentes ideias de civilização, ao longo do período moderno, as ciências fundamentaram a formação de uma história global, a partir de negociações, apropriações e diferentes “mestiçagens” com os saberes locais.

4º Curso de Inverno da Casa de Oswaldo Cruz
Coordenação
: Kaori Kodama e Rômulo de Paula Andrade
Tema: Debates civilizacionais e Histórias Globais
Data: 22 a 26/7
Horário: 13h30 e 17h
Local: Salão de Conferência – Prédio CDHS
Endereço: Av. Brasil, 4365 – Manguinhos (Rio de Janeiro-RJ)

Voltar ao topoVoltar