Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Coral Fiocruz celebra 20 anos

Coral Fiocruz na Igreja da Candelária

06/11/2019

Por: Juliana Xavier

Compartilhar:

O Coral da Fiocruz comemora 20 anos de existência e para celebrar irá realizar uma apresentação no dia 23 de novembro, às 15h, no Paço Imperial, localizado na Praça XV, centro do Rio de Janeiro. O coral iniciou suas atividades em 1999 e se consolidou como espaço plural e democrático, contando com a participação de trabalhadores dos mais diversos setores e categoriais profissionais, sendo uma atividade de promoção da saúde que contribui, através da atividade criativa e artística, para melhorar o desempenho profissional e aliviar as tensões diárias do trabalho. 

Maria Clara Barbosa, Coordenadora do projeto enfatiza que, embora o coral seja da Fiocruz, ele tem participado de inúmeros eventos dentro e fora da Fundação, trazendo momentos de alegria e de descontração para as mais variadas audiências. “As atuações em eventos institucionais têm marcado nosso coral como um veículo cultural da Fiocruz que traduz com entusiasmo, criatividade, dedicação e beleza nosso compromisso ético com a sociedade. Orgulho-me em dizer que este é um projeto musical que incentiva o espírito coletivo, envolvendo toda a comunidade Fiocruz que queira trazer a música para sua vida e levá-la para nosso público”, salientou.

Em 20 anos de existência, muitas histórias ficaram na memória da coordenadora, dentre elas as participações em grandes eventos, tais como: a participação no concerto Comemorativo do Centenário Fiocruz, na Igreja da Candelária, cantando ao lado dos Canarinhos de Petrópolis; apresentação no Palácio de Cristal em Petrópolis; apresentação no Palácio das Artes em Belo Horizonte; 1st Paleopathology Association Meeting in South America (Ensp/julho/2005); comemoração dos 25 Anos do Departamento de Imunologia do IOC (junho/2005); espetáculo de abertura da Expo Interativa associada ao 4º Congresso Mundial de Centros de Ciência e o 44ª Festival Villa Lobos, junto com a orquestra Villalobinhos, cantando as canções infantis do Guia Prático. Muito importante também, segundo Maria Clara, foi a gravação do primeiro CD em 2003, para ela uma conquista que solidificou o trabalho de cinco anos. 

20 anos e um presente especial

Além da apresentação comemorativa, o Coral ganhou um presente para lá de especial: quatro microfones específicos para coral. “Os microfones, adquiridos pelo Fiocruz Saudável, são especiais e podem captar várias vozes ao mesmo tempo. Assim, como fazem os cantores, o Coral poderá levar para as apresentações em locais abertos e com sonorização seus próprios microfones e garantir que a plateia escute um som de qualidade”, salientou Maria Clara.

O Coral Fiocruz é aberto a todos, independentemente do tipo de vínculo com a instituição e os ensaios acontecem toda terça e quinta-feira de 12h às 13h30, na Tenda da Ciência. Para se inscrever basta acessar o site do coral.


Foto: Juliana Xavier 

O Coral Fiocruz faz parte do Programa Fiocruz Saudável, que tem como objetivo integrar as dimensões de saúde do trabalhador, biossegurança e gestão ambiental para desenvolver ações concretas que resultem na melhoria da qualidade de vida e de trabalho da comunidade Fiocruz. Para cumprir esses objetivos, o Programa desenvolve ações que incentivam a participação dos trabalhadores em ações e estratégias que visam a promoção da saúde do trabalhador, bem como, a diminuição de riscos à saúde e redução do impacto ambiental gerado pelas atividades da instituição.

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar