Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Comunicação, fake News e Covid-19 são temas de seminário (3/4)


30/03/2023

Fonte: COC/Fiocruz

Compartilhar:

Referência na comunicação anti-fakenews, o escritor e comunicador Philipp Markolin será o convidado especial do seminário promovido pelo Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde (CDTS) e pela Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) na próxima segunda-feira (03/04).  

Com o título de Viral spread of information pathogens: the disputes around the origins of the Sars-Cov-2 (Propagação viral de patógenos de informação: as disputas em torno das origens do Sars-Cov-2), a apresentação será em inglês, sem tradução simultânea.

O evento será realizado presencialmente no Salão de Conferência do Centro de Documentação e História da Saúde (CDHS), em Manguinhos (RJ), entre 13h30 e 16h30, com transmissão aberta via Zoom do CDTS. Não há necessidade de inscrição prévia.

Autor do livro Drowned out: how to communicate science in the (dis)information age (Abafado: Como comunicar ciência na era da (des)informação), que será lançado em breve, Philipp Markolin é PhD em Medicina Translacional e trabalhou como analista de bioinformática antes de deixar a academia para se tornar um comunicador e escritor de ciência.

Sua escrita pública se concentra na interseção entre ciência, epistemologia e o debate de como várias assimetrias de nossa era da informação fortalecem os mitos da conspiração anticiência. Utilizando uma mistura de análises de literatura científica, investigações originais e entrevistas com especialistas, seus escritos são rigorosos em desmascarar o discurso pseudocientífico.

Em sua apresentação no CDHS, Philipp Markolin debaterá as teorias concorrentes sobre a origem do Sars-Cov-2, as evidências científicas para transbordamento zoonótico versus vazamento de laboratório, a dinâmica dos patógenos da informação e como eles se espalham, as táticas de manipuladores da mídia anticientífica e as lições que podem ser aprendidas por especialistas e pela sociedade.

Seminário CDTS/COC

Viral spread of information pathogens: the disputes around the origins of the Sars-Cov-2 (Propagação viral de patógenos de informação: as disputas em torno das origens do Sars-Cov-2)
Convidado: Philipp Markolin
Dia: 03/04
Horário: 13h30 às 16h30
Local: Centro de Documentação e História da Saúde (CDHS), em Manguinhos (RJ),
Transmissão
 

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar