Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz presta solidariedade à Redes da Maré e repudia fake news


29/03/2023

Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)

Compartilhar:

Diante dos ataques que a Redes da Maré vem sofrendo, a partir de fake news que a associam a atividades criminosas, a Fiocruz vem manifestar solidariedade a todas as pessoas que fazem parte do importante trabalho desenvolvido pela Redes, em especial sua equipe de dirigentes, tecedores e mobilizadores sociais.

A Fiocruz tem diversos projetos de cooperação e é testemunha da atuação sólida da Redes da Maré, criada há mais de 20 anos no conjunto de favelas da Maré a partir de movimentos comunitários que remontam aos anos de 1980, e que vem, desde então, exercendo um papel de defesa de direitos dos moradores da Maré e de todos os moradores das favelas brasileiras. A parceria da Fundação com a Redes da Maré durante a pandemia de Covid-19, por meio de projetos como Conexão Saúde e Vacina Maré, possibilitou a preservação da vida de milhares de pessoas, e só foi possível devido à consistência e seriedade do trabalho que já vinha sendo realizado pela organização há mais de duas décadas, com diálogo e participação ativa dos moradores. 

É importante ressaltar que a saúde nas favelas também passa pelo enfrentamento de todas as formas de violência no território. Nesse sentido, também reforçamos a importância da geração de dados e evidências que possam subsidiar a implementação de políticas públicas nas favelas, como é o caso do boletim Direito à Segurança Pública na Maré, que teve sua última edição lançada no dia 13/3, em evento com a presença de diversos coletivos e movimentos e do Ministro da Justiça e da Segurança Pública do Brasil, Flávio Dino.

Por fim, a tentativa de atingir a credibilidade da Redes da Maré, desqualificando suas lideranças e os resultados de todos esses anos de atuação, e de estigmatizar ainda mais os moradores de favelas e territórios de periferia, ao associá-los a criminosos, deve ser repudiada por todos que defendem a ciência, a democracia e o Sistema Único de Saúde.

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar