Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Novo episódio do podcast Favela e Ciência já está disponível


23/03/2023

Luiza Gomes e Nathalia Mendonça (Cooperação Social da Fiocruz)

Compartilhar:

O terceiro capítulo da nova série de áudios do podcast Favela e Ciência foi lançado hoje (23/03) e pode ser acessado aqui. O oitavo episódio do podcast traz o debate “Independência, construção da nação e narrativas dissidentes” que foi promovido pelos projetos Tecendo Diálogos e Produzindo Conhecimento e Radar Saúde Favela, da Cooperação Social da Fiocruz.

A partir do arranjo de falas da conversa com estudantes e representações territoriais, a nova faixa aproxima os olhares e saberes indígenas dos olhares e saberes das favelas com o objetivo de reforçar a importância da democratização do direito à educação pública e garantia de permanência dos estudantes nos espaços universitários. Também foram abordadas questões sobre a oferta insuficiente de vagas, falta de recursos para bolsas, ações afirmativas, políticas públicas e fatores restritivos do âmbito social e econômico vivenciados pelos estudantes.

A roda de conversa aconteceu no dia 25 de outubro de 2022, na Escola Municipal Bahia, em Bonsucesso, Zona Norte do Rio de Janeiro, durante a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia promovida pela Fiocruz nos territórios de Maré e Manguinhos.

Contribuem no podcast Marize Guarani, liderança indígena, doutoranda em Educação para as Relações Étnico-Raciais na Universidade Federal Fluminense (UFF) e professora de História das redes públicas do Estado do Rio de Janeiro e do município de Duque de Caxias; Carlos Tukano, nascido e criado na região do Alto Rio Negro, no Amazonas, e Presidente do Conselho Estadual de Direitos Indígenas do Rio de Janeiro (CEDIND); Diádney Pataxó, mulher indígena do povo Pataxó, professora de história na rede municipal do Rio de Janeiro e Lana Potiguara, moradora do Catumbi, artista e estudante de pedagogia na Universidade Federal Fluminense (UFF).

Também contribuíram os integrantes do Projeto Tecendo Diálogos da Cooperação Social da Fiocruz: Nlaisa Luciano, moradora da Maré, educadora popular e integrante da Coordenação do Pré-Vestibular do Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré (Ceasm); Lourrane Cardoso, professora de história, educadora popular, Coordenadora do Pré-Vestibular JP Aulas e pesquisadora de campo e Luiz Lourenço, professor de geografia e geógrafo, atuante no Centro de Ações Solidárias da Maré (Ceasm).

Acesse o novo episódio “Independência, construção da nação e narrativas dissidentes: uma conversa com estudantes indígenas e estudantes favelados” e acompanhe os próximos lançamentos do Favela e Ciência nas plataformas.

No episódio anterior

O episódio anterior da nova série do podcast Favela e Ciência apresentou relatos de experiência de moradores e educadores populares sobre o acesso da favela à educação e ao ensino superior, a permanência na universidade e a importância das ações afirmativas para efetivação do direito à educação pública de qualidade, abordando questões de interface entre educação e desigualdades sociais.

A cada mês, um novo episódio será lançado nas plataformas de áudio da Cooperação Social e no site do Museu da Vida Fiocruz. O Podcast Favela e Ciência é uma produção da Cooperação Social da Fiocruz e conta com a parceria do Museu da Vida em sua concepção. O projeto tem origem na articulação entre as duas instâncias da Fiocruz e a Extensão da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PR5-UFRJ), iniciada em 2017 e que já deu origem a diversos outros projetos, como o Fórum Favela Universidade, o Tecendo Diálogos e Produzindo Conhecimento e a Jornada Científica Favelades Universitáries. Acesse todos os episódios aqui.

Voltar ao topoVoltar