Início do conteúdo

Ciência e design para redução da mortalidade infantil


28/09/2021

Fonte: Icict/Fiocruz

Compartilhar:

Imagine que você tenha recursos limitados e só possa investir em iniciativas para a redução da mortalidade neonatal em apenas uma maternidade de seu estado ou região. Qual maternidade seria priorizada? Este problema, comum a muitos gestores brasileiros, pode demandar diversas consultas, análises e tabulações de diferentes bases de dados e sistemas de informação, e dificilmente seriam conduzidas da mesma forma por pessoas diferentes.

O projeto BASIS (Breastfeeding Information and Surveillance), financiado pela B&MGF, CNPq, DECIT e MS, traz uma proposta inovadora ao prover uma plataforma multiusuário dedicada a mapear a dinâmica das taxas de mortalidade neonatal nas maternidades brasileiras, apoiando a identificação de oportunidades para a redução dessas taxas e para a tomada de decisões, podendo servir de base para pesquisas acadêmicas e gerenciais.

A equipe de pesquisa, coordenada pelo prof. Cristiano Boccolini, do Laboratório de Informação em Saúde (Icict/Fiocruz), empregou o estado da arte da ciência de dados e da epidemiologia para combinar, em um único local, informações e dados de cada maternidade brasileira sobre nascimentos, mortes, infraestrutura, financiamento, e políticas públicas implementadas nas mesmas.

O uso do design permite que o usuário navegue pela informação em diferentes níveis, transformando o que já existia em algo acessível, interessante e simples, mas que ao mesmo tempo pode apoiar o processo de tomada de decisão de gestores municipais, estaduais e federais. São mais de 20 visualizações, contadas em 6 histórias que podem ser exploradas a fundo em uma única ferramenta que compara as mais de 3800 maternidades brasileiras que realizam mais de 100 partos por ano.

 A  aplicação será apresentada no webinário Ciência e design para redução da mortalidade infantil: a maternidade como ponto de transformação, onde serão apresentados os resultados do projeto de pesquisa, as propostas de design aplicadas  ao projeto, o lançamento do site Por detrás dos Pontos, e uma amplo debate com um painel de especialistas  sobre as interações entre a ciência e design para a proposta de soluções à problemas de saúde pública.

O evento ocorrerá no dia 29 de setembro de 2021, às 14h30 horas, sendo transmitido pelo canal do YouTube  da VídeoSaúde distribuidora da Fiocruz. Não são necessárias inscrições prévias.

Voltar ao topoVoltar